A excelência do amor - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A excelência do amor

LITURGIA > Pr. José Edson
A EXCELÊNCIA DO AMOR

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.                                                                                                             
1Coríntios 13:13

Entre os homens não existe algo mais sublime do que o amor. O amor é a base principal, tudo o que é feito com amor, é aplausível, é aceitável e faz bem. O amor tem um princípio e o princípio do amor é próprio Deus – porque Deus é amor!

Tudo que é existente, existe por causa do amor de Deus. Assim sendo, tudo o que Deus fez, fez com perfeição e dura para sempre porque foi feito com amor. Todo homem que tem o seu coração quebrantado, contrito, humilde e busca a Deus em oração, automaticamente, sente o amor de Deus no seu coração, porque Deus busca corações ansiosos por Ele para retribuir com Seu incomensurável amor.

“Porquanto, tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação”. Salmos 91:14-16.

O amor é um dom de Deus dado a todos os homens. Importa que cultivemos, acrescentemos e interajamos este amor. Quem ama, torna-se diferente no seu relacionamento. Quem ama, tem paz e transmite a paz, até o seu rosto denuncia o seu amor. Por isto, tudo o que fizermos, façamos com amor. Quem ama tem mais saúde, sempre está de bem com a vida. Quem ama, está sempre disposto a ajudar sem visar recompensa.

“Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão e, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele”. Lucas 10:33-34.

Ajuda sem amor, não tem sabor. Ser religioso sem ter amor, é vã sua religião.

“Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago 1:26-27.

Onde pensas que estais usando o teu amor? Na religião? No teu ego? Nos teus negócios? No teu esporte favorito? No teu dinheiro? Unicamente no teu bem-estar? O amor egoísta, é o amor que se tranca no seu mundo fantasioso e é prejudicial, no qual, não há compartilhamento.

“O apostolo Pedro escreveu que devemos amar fraternalmente, Isto é, com compartilhamento e com ardor de um coração puro”. 1Pedro 1:22.

Jesus Cristo mostrou em quem devemos confiar o nosso amor: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Este é o primeiro e grande mandamento de Deus.  A maior carência do mundo é o amor, porque com o amor, tudo se faz bem e se completa.

Paulo, o apóstolo, mostrou o que é o amor e a capacidade que tem, quem ama:

“E, ainda que distribuísse toda a minha fortuna, para sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria. A caridade é sofredora, é benigna, a caridade não é invejosa, a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca falha”. 1Coríntios 13:1-13ª.

Somente quem ama, tem a capacidade de: Perdoar, de ouvir, de voltar atrás, de se arrepender, de ajudar, mesmo com sacrifício e abnegação. Procura compreender e suportar, de ser paciente no lugar de se irritar.

Foi o amor de Deus que fez seu Único filho vir da Sua glória a este mundo de pecado e ingratidão e dar a Sua vida em sacrifício por toda humanidade. Creia ou não creia o homem, aceita ou rejeita, ama ou aborreça, se aproxima ou se afasta. De nada adianta. Diante do Juiz de toda terra, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. Filipenses 2:11.

Todos os que creem, são atraídos pelo amor de Deus, sentido em seus corações. Esta é a grande diferença do evangelho de Cristo às demais religiões.

“Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas e lhes dei mantimento”. Oséias 11:4. "É o Espírito Santo de Deus, que desde o Antigo Testamento, tem se encarregado de calmar o nosso coração com a compreensão do amor de Deus". Oséias 11:4-5.

Concluindo, lemos a seguinte passagem nos escritos de Paulo:

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual, também, temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência e a experiência a esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Romanos 5:1-5.
                               Pr José Edson
               Pastor de honra da Assembleia de Deus em Barra Mansa RJ.
Voltar para o conteúdo