Ei você, qual é o seu nome? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Ei você, qual é o seu nome?

TEOLOGIA DO OBREIRO > Artigos II
___________


 João 14:1-3  - Atos 1:8-13

INTRODUÇÃO

A humanidade toda espera por alguma coisa. Há os que esperam tão somente por uma vida esplêndida, fugaz, neste mundo de pecados. Há os que sem se preocuparem com o que lhes esperam na eternidade vivem tão simplesmente em busca de bens matériais e efêmeros.  Há os que esperam somente a morte, não crendo em mais nada após partirem desta vida.
 
E entre estes, existe um povo que espera Jesus. Que aguarda anelante a Sua volta a este mundo para, como prometeu, buscar a Sua Igreja. E para enfatizar este assunto quero ler a Palavra de Deus em (Atos dos Apóstolos 1:8-11) - onde temos a seguinte mensagem da parte de Deus:  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.  Mesmo o Senhor havendo dito: Bem Aventurados os que não viram e creram, João 20:29, foi de grande importância para os discípulos ver a ascensão de Jesus ao céu.

 
COMENTÁRIO

Dessa forma acreditaram, sem duvida, e que Ele, Jesus, é Deus, que Ele realmente era o Messias prometido, e que Sua morada é o céu. - Após passar 40 dias com Seus discípulos, Jesus retornou ao céu. Os dois homens vestidos de branco, que pareceram neste memorável acontecimento, eram anjos que proclamaram aos discípulos que um dia Jesus retomaria da mesma maneira que partiu: física e visivelmente. Os discípulos, não somente viram com os seus próprios olhos, mas tiveram a confirmação no momento, dada pelos dois varões vestidos de branco sobre o retorno de Jesus Cristo, para julgar e governar a todos os povos da terra.


CUMPRINDO A TAREFA
 
Devemos estar prontos para o Seu retorno súbito, não andando a esmo, simplesmente olhando para o céu, e sim, trabalhando arduamente para compartilhar as Boas Novas de forma que outros também possam tornar-se participantes das grandes bênçãos de Deus, e assim possam responder com toda força:  Eu estou esperando Jesus, que subiu a estar à destra de Deus, e que voltará a qualquer momento para o arrebatamento da Igreja. O arrebatamento da Igreja constitui-se o ápice da vida cristã, o ápice de tudo quanto envolve a Igreja neste mundo. Sob todos os aspectos a vida do crente em Cristo gira em torno deste movimento que é notório no mundo inteiro, mas, que o mundo não entende nunca, enquanto não aceitar em seu coração os mistérios do Céu, revelado a este mundo através de Cristo Jesus, o autor e consumador da fé de todos quantos o aceitaram como único e suficiente Salvador das suas almas.

A PARTIR DE ENTÃO ERA SOMENTE ESPERAR
 
Depois de Cristo ter ascendido ao céu, os discípulos retornaram imediatamente à Jerusalém, e ali fizeram uma reunião de oração.  Jesus havia revelado que seriam batizados com o Espirito Santo em poucos dias, então eles se puseram a esperarar em oração. Naquele momento da ascensão, os irmãos de Jesus estavam com os discípulos.  Durante a vida do SENHOR, eles não creram que Ele fosse o Messias, nem mesmo Seus irmãos, isto é incrível, mas, eles não creram! (Jo 7:5). Mas creio que a ressurreição do divino Mestre e esse episódio da Sua ascensão ao céu deve tê-los convencido, e a partir de então todos eles passaram a esperar. Esperar o Senhor. Até mesmo porque, a palavra foi audível e incisivava:  Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Essa foi uma palavra para comover até mesmo os corações mais duros, mais incrédulos, mais entenebrecidos pelo pecado – convencendo-os a esperar. Isto mesmo, esperar no Senhor!

___________


 
E VOCÊ MEU AMADO LEITOR 
A QUEM VOCÊ ESTÁ ESPERANDO? 

Qual é a tua esperança? Qual é a tua esperança para o futuro? Creio que motivo é o que não te falta para esperar em Deus, para esperar a Jesus que há de voltar.
  
Voltando ao passado, muitos dos heróis da fé, morreram, na esperança de se encontrarem com o Messias prometido, prometido a princípio, lá no livro do Gênesis 3:15, onde a partir de então, esses heróis, travaram um diálogo com Ele, que marcou à história relacionada com as suas próprias vidas, e hoje, e ainda hoje, o assunto continua, para durar até que Jesus apareça outra vez.
 
Ei, e você, qual é o seu nome, e o que estás esperando para o futuro? Qual é o seu nome?  Nossos heróis da fé, a partir de Gênesis 3:15 tiveram suas respostas:   

- O meu nome é Noé, estou esperando a grande Arca da salvação.
 
- Meu nome é Abraão, estou esperando Aquele cuja voz ouvi me chamar, e seu sacerdócio será eterno, segundo a ordem sem precedentes de Melquisedeque.
 
- Meu nome é Isaque, e aguardo o Cordeiro que Deus proverá para o sacrifício.
 
- Meu nome é Jacó, e espero a Escada de ligação entre o céu e a terra.
 
- Meu nome é José, e estou esperando Aquele que será vendido por moedas como eu fui.
 
- O meu nome é Moisés, e espero Aquele que falou comigo no meio da sarça ardente.
 
- Meu nome é Miriã, e estou esperando Aquele que abriu o Mar Vermelho.
 
- Meu nome é Josué, e espero o grande Comandante das batalhas do Senhor.
 
- Meu nome é Calebe, e espero o Conquistador das montanhas e vencedor de gigantes.
 
- Meu nome é Gideão, e espero Aquele que me chamou no lagar e me esperou embaixo do carvalho.
 
- Meu nome é Samuel, e estou esperando Aquele que me chamou pelo nome quando eu tinha três anos de idade.
 
- Meu nome é Davi, e estou esperando o Bom Pastor que será morto.
 
- Meu nome é Salomão, e estou esperando o Grande Mestre da sabedoria.
 
- Meu nome é Elias e aguardo o Senhor da carruagem de fogo.
  
- Meu nome é Elizeu, e estou esperando Aquele que abriu o Rio Jordão.
 
- Meu nome é Isaías, e estou esperando o Emanuel Maravilhoso, Deus forte, Conselheiro, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.
 
- O meu nome é Jeremias e aguardo o Bálsamo de Gileade.
 
- Meu nome é Daniel, e espero Aquele que fechou a boca do leão.
 
- Nós somos Sadraque, Mesaque e Abdenego e esperamos o quarto homem que surgiu na fornalha de fogo ardente.
 
- Meu nome é Ezequiel e aguardo Restaurador da casa de Israel.
  
- Meu nome é Amós, e espero o Prumo da casa do senhor.
 
- Meu nome é Neemias e espero o Restaurador da cidade de Jerusalém.
  
- Meu nome é Esdras e estou esperando Aquele que será lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.
 
- O meu nome é Joel e estou esperando Aquele que enviará o Espirito Santo sobre toda a carne.
 
- Meu nome é Jonas e aguardo Aquele que falou comigo no ventre do grande peixe.
 
- O meu nome é Habacuque e estou esperando Aquele que me ensinou que o justo viverá da fé.
 
- Meu nome é Miqueias e aguardo aquele que virá de Belém.
 
- Meu nome é Zacarias e espero o Bom Pastor que será morto.
 
- Meu nome é Malaquias e espero Aquele que virá como Elias e converterá os corações.
 
- Meu nome é João Batista e aguardo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
 
Meu nome é Dimas, e aguardo Aquele que na cruz me prometeu o paraíso.
 
- E o senhor meu nobre ancião, Simeão? Eu estou aguardando para que os meus olhos vejam a Salvação para que o Senhor me despeça em paz.
 
Destacando o nome DE MARIA, A Mãe Exemplar para a humanidade:

MARIA, MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. ÀQUELA VIRGEM PURA E SANTA, DA CIDADE DE NAZARÉ NA GALILÉA, DA LINHAGEM DE DAVI, AGRACIADA ENTRE TODAS E TODOS. ELA QUANDO GRÁVIDA RESPONDERIA: EU, POR OBRA E GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO ESTOU ESPERANDO, O FILHO DE DEUS QUE SERÁ O SALVADOR DE TODOS ÀQUELES QUE O ACEITAR EM SUAS VIDAS.

CONCLUSÃO

Claro que isto não passa de uma mera conjectura, considerando a profundidade que reside nesta passagem da Palavra de DEUS. - Finalmente, de forma milagrosa, Maria dá à luz, e aparece o Filho de Deus, Jesus, que começa o santo ministério para o qual foi enviado, convidando a todos, homens e mulheres, jovens e crianças, pobres e ricos, miseráveis, leprosos, aleijados e prostitutas. Doentes, publicanos, gentios e fariseus. Convidando a todos:  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

E você, qual é o seu nome? E o que estais esperando para o futuro na eternidade?  Que Deus o Pai, em Cristo Jesus, abençoe a todos os nossos leitores – e fiquem todos com JESUS.
___________

Volta Redonda - RJ, 30 de abril de 2015
Pr. Jorge Albertacci
Para formular a presente mensagem, fui subsidiado pelas:
Bíblia 3.0 – SBB/RC/1995 – Rio de Janeiro
Bíblia Alfalit Brasil/Linguagem Contemporânea e com ajudas adicionais
 
Voltar para o conteúdo