No Dia Em Que Jesus Cristo Voltar! - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

No Dia Em Que Jesus Cristo Voltar!

Escatologia Bíblica
____________


O DIA EM QUE JESUS VOLTARÁ!

Texto Bíblico

Zacarias 14:7

Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

INTRODUÇÃO

A Bíblia é clara quando nos revela os sinais concernentes à volta de Cristo. Mostram-se estes tão claros e inequívocos que, confrontados com os jornais seculares, de imediato alertam-nos: Jesus está voltando! Não podemos encará-los, por conseguinte, de maneira pessimista e ansiosa. Pois o Senhor no-los aponta como o prenúncio de nossa completa redenção: “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21.28). Aleluia! Dentro em breve, virá o Senhor arrebatar a sua Igreja. E, assim, estaremos para sempre com Ele. Você está preparado para este grande dia? Que as nossas vestes estejam sempre brancas, e que jamais nos falte o óleo sobre a cabeça!

OS SINAIS
 
Os sinais relativos à volta de Nosso Senhor Jesus Cristo estão alinhados numa série de profecias, cujo principal objetivo é alertar os salvos a estarem convenientemente preparados para o arrebatamento da Igreja. No Sermão Profético, faz-nos o Senhor esta advertência: “Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas” (Mt 24:33).
 
Nem os profetas do Antigo Testamento, nem os apóstolos e nem Ele próprio, Jesus, nunca emitiu qualquer nota precisando a Sua volta para o arrebatamento da Igreja. Se não existir dentro de nós, algo que nos convence vindo da parte de Deus, não teremos motivos para estarmos atentos à volta de Jesus. Mas o conforto nos vem através da própria Palavra: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).
 
Logo, como filhos, nossa esperança não tem como esvanecer. Porventura haveria algum filho que deixaria de esperar por seu Pai, que prometeu ir ali para daqui a pouco voltar? Os filhos fiéis jamais deixariam de esperar por seu bondoso Pai.

AS ESPICULAÇÕES DOS ÚLTIMOS DIAS
 
Várias especulações já apareceram, inclusive, com falsas profecias, precisando a data da volta de Jesus, mas, nenhuma delas vingou. Já houve profecia que seria em 1914, como não se cumpriu, a partir de então, foi adiada para 1918, e assim sucessivamente, 1920, 1925 e 1975. Uma outra corrente neopentecostal afirmou que Jesus voltaria num dia de sábado do ano de 2007. Inclusive esta última foi amplamente divulgada em programa de televisão, contrariando assim o que a este respeito, disse Jesus:
 
“Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai. E, como nos dias de Noé, assim, será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mt 24:36-37).

A RECOMENDAÇÃO À VIGILÂNCIA 

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt 24:36-44). “Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1:7). “Pois vós sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1 Ts 5:2; 2 Pe 3:10). “Será um dia singular conhecido do Senhor: Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. (Zc 14:7).
 
Com a falta do genuíno conhecimento da Palavra de Deus. Com a falta de consagração e oração, na forma recomendada por Jesus. Com a falta do conhecimento dos Dons Espirituais, e às vezes pior: com a ausência do Fruto do Espírito vida. Tem aparecido nestes últimos dias, pessoas desprovidas destas qualificações, com mensagens catastróficas, provocando pânico até mesmo em muitos servos de Deus. Em face ao que já é notório, é bom esclarecer, à luz da Palavra de Deus, que os acontecimentos previstos para o fim dos tempos em nada excedem aos prescritos nas Escrituras Sagradas.

COMO SE VÊ

Assim nos afirma o Pr. Airton Evangelista da Costa em www.palavradaverdade.com:  “Como se vê, ninguém sabe a data do retorno do Senhor Jesus. Desculpem-me pela redundância, mas se Jesus disse que ninguém sabe é porque ninguém sabe mesmo. Ponto final. Deus teria revelado essa data a uma ou mais pessoas, excepcionalmente? Jesus não teria falado a verdade? Ele sabia que dois mil anos depois o Pai revelaria essa data a uma pessoa ou a um grupo, mas resolveu não divulgar? Impossível. Jesus foi categórico. A Palavra não deixa dúvida. Jesus virá quando menos se espera, de surpresa, repentinamente, sem aviso prévio.”
 
OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO REFERENTES AO MUNDO
 
Apesar de parecerem sem importância aos olhos dos incrédulos, todos os sinais relativos à vinda de Nosso Senhor tem de ser bíblica e teologicamente considerados. Exemplo de alguns deles:
 
1. - Proliferação de falsos profetas e doutores. “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos” (Mt 24:4-5).
 
2. - Guerras e conturbações internacionais. “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares” (Mt 24.6,7).
 
3. - Recrudescimento da perseguição contra os discípulos de Cristo. “Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome” (Mt 24:9).
 
4. - Aumento dos escândalos na Igreja de Cristo. “Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos” (Mt 24:10,11). Isso decorre da existência da igreja na terra, e do joio que cresce no meio do trigo (Mt 13:30, 40-43).

5. - Multiplicação da iniquidade. “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt 24:12:13).
 
6. - Fomes, pestes e terremotos. “E haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares” (Mt 24:7).
 
7. - A propagação universal do Evangelho de Cristo. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mt 24:14).  Conquanto existam ainda muitos povos não-alcançados pelo Evangelho, não podemos ignorar que, em termos universais, o Evangelho já chegou aos confins da terra. Lições Bíblicas – EBD – CPAD – RIO DE JANEIRO.

CONCLUSÃO

Não sabemos a data do arrebatamento da Igreja. De uma coisa, porém, temos absoluta certeza: Jesus não tarda a voltar . Os sinais e as profecias estão a alertar-nos de que esse dia está mui próximo: “Olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim” (Mt 24.6). Alegremo-nos! Em breve, iremos ao encontro de Nosso Senhor! Você está preparado para este grande dia? Ainda há tempo para você achegar-se ao Senhor, e aguardar o seu retorno.  Senhor Jesus, ajuda-nos a estar devidamente vigilantes. Que saibamos discernir os sinais, e interpretar corretamente os últimos acontecimentos desta era. Em teu nome, nós oramos. Amém!
 
____________
 
Pastor Jorge Albertacci
Bíblia Sagrada 3.0 – Revista e Corrigida/1995 (RC) SBB 
Pastor Jorge Albertcci – Volta Redonda – Rio de Janeiro
Voltar para o conteúdo