O Preço que Jesus Pagou por Nossa Redenção - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Preço que Jesus Pagou por Nossa Redenção

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos II
 
___________________________

 
1Co 6:20; 1Pe 1:17-23
 
 
INTRODUÇÃO
 
 
Quando aludimos ao precioso sangue de Cristo, entendemos que nossa abordagem vai atingir diretamente toda a dimensão da salvação do homem de seus delitos e pecados. Vamos entender o sacrifício vicário por Ele realizado no Calvário, bem como, compreender a providência da parte de Deus Pai por Sua criatura na Dispensação da Graça, no tempo da Igreja.  No Éden, quando o primeiro casal pecou, imediatamente escondeu-se de Deus, pois o pecado afasta o homem de seu Criador (Gn 3:8b). Todavia, Deus, por seu amor indizível, busca o pecador a fim de restaurá-lo e livrá-lo da servidão do pecado (Gn 3:8,9,21).
 
A PROVIDÊNCIA DIVINA
 
 
Lá no Éden, o Senhor proferiu uma sentença acerca da serpente dizendo que sua cabeça seria esmagada. Esta foi a primeira promessa de redenção da humanidade (Gn 3:15). A Bíblia nos garante que na eternidade, Deus em Cristo nos abençoou com todas as bênçãos espirituais e elegeu-nos, predestinando-nos para filhos de adoção (Ef 1:3-5). Assim, pela providência de Deus, hoje somos Seus filhos, salvos e herdeiros da coroa da vida (Ap 2:10; 2 Tm 4:7,8). Esse poder de filiação é tão expressivo que nos tira da dimensão terrena para a celestial (Jo 1:12,13; Cl 3:1-3). (Lições Bíblicas EBD/CPAD – 23/08/2009).
 
 
A GRATUIDADE
 

O que hoje é concedido de forma gratuita a todos os homens e mulheres deste mundo, custou um alto preço. Jesus, com Seu precioso sangue, pagou a culpa de todos nós. E para não deixar resquícios do pecado em nós, Ele mesmo riscou a cédula que nos era contrária, cravando-a na cruz do Calvário (Colossenses 2:14).
 
 
A SINGULARIDADE
 
 
Não existe na história outro acontecimento tão rico de significação como o da cruz do Calvário, da obra que ali foi realizada por Cristo, nem mesmo a obra da criação no Gênesis se reveste de tão extraordinário mistério e nada se iguala em demonstração do infinito amor de Deus.
 
 
A MAIOR DEMOSNTRAÇÃO DE AMOR
 
 
Nossa redenção foi o maior acontecimento da história. Se Deus tomasse todas as providências para salvar o pecador e depois estabelecesse um meio difícil para aplicar sua obra salvadora, o pecador continuaria perdido, seria como se estivéssemos do lado de fora de um restaurante, com muita fome, sentindo o cheiro gostoso da comida e sem dinheiro no bolso, para entrar e saciar a fome. Mas, o nosso Senhor realizou de um modo cabal, Ele não a realizou em parte, mas, cumpriu e por fim, selando-nos com Se Espírito.
 
NOSSO SACRIFÍO
 
 
O nosso maior sacrifico hoje e crer! Está escrito, se creres verás a glória de Deus! É muito simples! O plano de redenção do nosso Deus é acessível a todos quantos aceitarem Seu filho Jesus como salvador. O valor da nossa redenção foi superior ao do ouro ou da prata. O valor da nossa redenção foi o sangue de Jesus nosso Senhor. Quem poderia calcular o valor desse sangue? Ele é capaz de comprar almas cujo valor individual excede o valor do mundo inteiro – Mt 16:26.
 
 
NOSSA SALVAÇÃO
 
 
A salvação é o resultado do grandioso propósito da Santíssima Trindade de resgatar a humanidade perdida. Deus, o Pai, arquitetou a salvação; o Filho a consumou quando veio ao mundo, morreu, ressuscitou, retornou aos céus; e o Espírito Santo a aplica no pecador contrito que, pela fé, aceita a obra redentora de Jesus efetuada no Calvário. A salvação não é primeiramente a prática de uma religião, mas um relacionamento real e vital com o Senhor Jesus Cristo (Jo 15.1-8).
 
 
Ao falarmos da missão salvífica de Jesus, devemos realçar seu nascimento, porque, sem o seu sacrifício, como propiciação pelos nossos pecados, jamais teríamos o poder de sermos feitos filhos de Deus (1 Jo 2:2; 1 Pe 2:24).
 
 
Em decorrência do pecado, a humanidade ficou sob o domínio e Satanás. Só Cristo poderia mudar essa situação, e de fato o fez: resgatou-nos das garras do Diabo, pagando um alto preço por nossa redenção (1 Pe 3:18). "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 1:18, 19). Cristo nos resgatou com seu precioso sangue: "Sem derramamento de sangue não há remissão" de pecados (Hb 9:22; Mc 10:45; 1 Co 6:20; 1 Tm 2:6). (Lições Bíblicas EBD/CPAD – 23/08/2009).
 
 
CONCLUSÃO
 
 
Nos hospitais o sangue humano é tido em alto preço! Sangue é vida e com ele vidas podem ser salvas da morte todos os dias, nos hospitais.  Por exemplo cinco ou mais doadores cedem do seu sangue para salvar uma vida. Mas graças a Deus, o sangue de Jesus vertido na cruz do Calvário é oferecido de graça e sozinho tem poder para salvar todo aquele que nele crê, sangue é símbolo de redenção, sangue é símbolo de vida eterna, sangue é símbolo de saúde física, sangue é símbolo de poder, de virtude, sangue é força, sangue é vida. E muito mais: Diferente do sangue humano, o sangue de Jesus é compatível para todos quantos dele necessitar. O sangue de Jesus, além de ser vida para o corpo físico, é vida também para o espírito e da alma.
_____________

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – Rio de Janeiro - Brasil
E-mail  prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 


 
Voltar para o conteúdo