Não Relaxadamente - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Não Relaxadamente

Evangelismo e Missões II
NÃO DE FORMA RELAXADA

(Jeremias 48:10)

Fazer a Obra do Senhor de forma relaxadamente é apropriar-se da maldição com suas próprias mãos!

IDE E PREGAI E IDE E ENSINAI, É FÁCIL, É UM DEVER, É BOM DE FAZER, É ACESSÍVEL A TODOS, MAS, TAMBÉM, NÃO COMO SE FOSSE ATROPELAR TODO MUNDO.

Sobre quais dois aspectos cresceu a Igreja Primitiva ao obedecer ao duplo imperativo de Cristo? Resposta: Ide e Pregai e Ide e Ensinai.

1. PREGAÇÃO, ato de proclamar em público, não necessariamente a um grupo fechado, a Palavra de Deus.

2. IDE E ENSINAI = IDE E FAZEI DISCÍPULOS. Os professores das escolas seculares, podem ensinar, somente por dominar a matéria, mas, não com a obrigação de vive-las. 

3. OS ENSINADORES do Evangelho: Diferente, os docentes da Palavra de Deus, devem não somente dominar a matéria,  mas, acima de tudo, vivê-la.  

PROCEDIMENTOS PARA IR

Entre a preparação do discípulo e o seu envio como obreiro ao campo ministerial, Cristo exige de cada um: - Ficai na Cidade - (Lucas 24:49: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder).

PORQUE DESTA EXIGÊNCIA FEITA PELO PRÓPRIO SENHOR?

Para ser enviado, é necessário que o obreiro tenha demonstrado compromisso com a Igreja local, a saber:

a)- Ele deve ter experiência no cuidado com os toalhetes da Igreja;

b)- Ele deve ter mostrado cuidado com o zelo do local de reuniões da Igreja;

c)- Ele deve ter produzido frutos na evangelização;

d)- Ele deve ter experiência com Pontos de Pregação, congregações, culto nos lares e ao ar livre;

e)- Ele deve ter sido um aluno frequente da Escola Dominical, dos cultos de Santa Ceia, de doutrina, e de oração;

f)- Enfim, antes de ir, ele deve compreender todas as necessidades da Igreja;

g)- Deve ter interesse, em praticar, incentivar aos demais irmãos à assistência social; à visita aos hospitais, presídios, casa de recuperação de dependente de droga; casa de recuperação de menores infratores. Não simplesmente para vê-los como estão, mas, com o objetivo de ajuda-los.

h)- É extremamente necessário que ele tenha aprendido a ser incompreendido sem formar questiúncula.

i)- Para estar preparado, ele precisa falar pelo menos 80% da língua do seu pastor, e nas partes administrativas da Igreja, 
bem como nos assuntos ministeriais, nada menos do que 100%.

Há um adágio que diz que toda unanimidade é burra, mas, em se tratando das coisas atinentes ao Reino de Deus, tem que ser: Uma só fé, um só batismo, um só Senhor, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. Se somos membros do mesmo corpo, poderia a orelha se desentender com o nariz, ou mesmo com a outra orelha? Claro que não. Logo, na Igreja do Senhor, a coerência deve ser de 100% sim. A referência que faço acima, é sobre a Igreja Viva, Corpo do Senhor, e Organismo Vivo. Não um mero seguimento da sociedade - bem organizado, como política secular, sem nenhum compromisso co Deus!

"Trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos" (Ageu 2:4).
 
 O serviço cristão torna o crente um cooperador de Deus na expansão do Evangelho de Cristo.
 
Todos os que se disponibilizam para o ensino cristão tem de propiciar meios para que seu ensino seja ativo, e toda aprendizagem não pode deixar de ser ativa também. Considerando que ela somente se efetiva pelo esforço pessoal do aprendiz. Portanto a arguição que não pode ser dispensada da parte daquele que ensina é saber do aprendiz qual é a sua função na obra de Deus. E sobre como obter a convicção da sua chamada para ministério eclesiástico. Trabalhar para Cristo, como a Bíblia o requer, significa tributar-lhe toda a nossa afeição e amor. Ao discorrer sobre a importância do serviço cristão, o pastor inglês, Matthew Henry, mostra-se mais do que claro; faz-se categórico e firme: "Se o trabalho é feito em nome de Cristo, a honra é devida ao nome dele".
 
O QUE É O SERVIÇO CRISTÃO
 
Alguém afirmou, certa feita, que nada há sem importância no serviço de Deus. Aos olhos do Rei, tanto é importante aquele que leva o Evangelho aos tribais das selvas amazônicas, como aquele que se põe a falar da mensagem da cruz ao vizinho; acham-se ambos comprometidos com o serviço cristão (At 10:21-48; 13:1-3). Serviço Cristão é o trabalho que, amorosa e sacrificalmente, consagramos a Deus, visando a expansão de seu Reino até aos confins da terra, no poder e unção do Espírito Santo (At 1.8). O Serviço Cristão não é apenas prática; é doutrina e teologia; encontra-se fundamentado nas Escrituras Sagradas e na experiência histórica da Igreja. Por conseguinte, é-nos permitido afirmar que o Serviço Cristão é a teologia em ação. Leia reflexivamente a Epístola de Paulo aos Filipenses. O serviço cristão é o trabalho amoroso e sacrifical que o cristão consagra ao Senhor, tendo em vista à expansão do Reino de Deus e à edificação do Corpo de Cristo. 

O PERIGO DA PRECIPITAÇÃO

Deixar de atender a ordem divina, configura desobediência. Todavia, é bom ressaltar que conforme já anotei acima, para atender a este mandado do Senhor, não pode haver precipitação.

Ir quando se devia ficar, não é menos perigoso do que ficar quando se deveria ter ido. Veja alguns exemplos interessantes a seguir:

Davi ficou quando devia estar na guerra - resultado: pecou 2Sm 11:1-4. Além de cometer um adultério, ainda cometeu um homicídio, ficando ainda com a espada do Senhor sobre sua casa, que a partir de então se tornou praticamente um vale de sangue.

Outro caso foi o de Aimaás que partiu quando deveria ter ficado – Veja em 2Sm 18:29.  Da mesma sorte das mais de 500 pessoas, apenas aproximadamente 120 que ficaram e foram cheias (Atos 1:15; 1Coríntios 15:6).

Observe que mais de 500 pessoas receberam a orientação do Senhor, mas infelizmente a palavra nos mostra que somente aproximadamente 120 delas obedeceram à ordem, e permaneceram na cidade.

INCOERÊNCIA

O que estariam fazendo as outras 380 em um momento de tantas expectativas, e oração? Todos estavam sempre juntos, mas, tratando as coisas de Deus de forma relaxada.

CONCLUSÃO

É dever de todos os santos, cumprir com sua responsabilidade no corpo do Senhor, a Igreja, mas, não primando por fazer o melhror, com desvelo, e primorosa atenção, de nada adianta o que relaxadamemnte fez.


17/10/2014
Volta Redonda – Rio de Janeiro
Pr. Jorge Albertacci
Voltar para o conteúdo