O Processo da Santificação em Nossas Vidas - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Processo da Santificação em Nossas Vidas

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos II
______________


O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO EM NOSSAS VIDAS

Levítico 20:7 ; 1 Pedro 1:16

O crente em Cristo alcança a santificação através do reconhecimento e identificação com Cristo na Sua morte e ressurreição. Quando nós nos convertemos ao Senhorio de Cristo, nascemos de novo, somos libertados das correntes do pecado e revestidos de uma nova criatura. (
2Coríntios 5:17): "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".
 
Não somos mais portadores daquela velha natureza. Conforme declara o apóstolo Pedro em sua primeira carta 1:13-17: "Portanto cingido os vossos lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância. Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.”
 
O processo da santificação só se evidencia na vida do crente quando este reconhece o que Deus Pai fez por ele através de Jesus Cristo nosso Senhor e demonstra gratidão por isto.

O ingrato não valoriza o sacrifício vicário realizado por nosso Senhor Jesus Cristo e jamais se interessará pela santidade. Ele jamais valorizará, em detrimento da sua regalada e escandalosa concupiscência, o preço pago por sua alma lá na Cruz, preço este, que custou o derramamento do Seu próprio sangue. 

Santo é o homem ou a mulher cuja conduta serve de exemplo e modelo. Que não permite se corromper e que mantém a sua vida segundo os preceitos estatuídos na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.

Há uma tremenda demonstração de aversão e antipatia a certos costumes adotados pelos que primam pela santidade em suas vidas. Nesta aversão é que aparece a discursão sobre o tão propalado “usos e costumes.” A pessoa que procura a santidade, a comunhão com Deus, que se sente salva por Cristo e agradecida pelas bênçãos alcançadas. Com a certeza absoluta, da vida eterna no Céu com Jesus – não se conforma com vestimentas indecentes, com festas onde a Ação de Graças é substituída pela glutonaria, acompanhada de bebidas fortes, palavrões e todas as demais práticas adotadas pelos ímpios. Enquanto que o ímpio, critica, dizendo que santidade não está na roupa; que a santidade não impede a ninguém de participar das festas mundanas e pagãs - verdadeiras rodas de escarnecedores, dizendo que a santidade está no coração.
 
A CONSTITUIÇÃO DO HOMEM
 
De acordo com as Sagradas Escrituras, o homem é um ser tricótomo, composto de: espírito, alma e corpo (1Ts 5:23). Embora não seja fácil explicar a tricotomia humana, ela, todavia, é uma realidade.
 
1. ESPÍRITO. Por intermédio do espírito, entramos em contato com Deus. Por isso, deve o nosso espírito ser quebrantado (Sl 51:17), voluntário (Sl 51:12) e reto (Sl 51:10). Testemunha o apóstolo Paulo que servia a Deus em seu espírito (Rm 1:9). Quando de nossa morte, entregamos a Deus o espírito (Lc 23:46; At 7:59). O espírito dos ímpios, Deus o lança no inferno (Lc 16:19-31; Sl 9:17; Mt 13:40-42; 25:41,46). Não podemos separar a alma do espírito, pois ambos formam uma unidade indivisível.
 
2. ALMA. Através da alma, nos é possível, utilizando dos nossos sentidos, entrar em contato com o mundo exterior. Não podemos esquecer-nos de que, na Bíblia, a palavra alma aparece como sinônimo de espírito (Gn 2:19; Sl 42:2).
 
3. CORPO. Nosso corpo não é a realidade final de nosso ser. O seu movimento é proveniente do sopro que do Criador recebemos (Gn 2:7). Através dele, cabe-nos glorificar a Deus, pois não é instrumento de imundície, mas de santificação (1Co 6:18-20).
 
O DESLEIXO
 
Infelizmente, nos dias em que vivemos, Deus é considerado alguma coisa que fica em último plano na vida de muitos. Os assuntos atinentes às coisas celestiais não constam da pauta da humanidade. Dificilmente Deus é lembrado em qualquer época ou ato que envolve a vida das pessoas. Até mesmo muitos que já professaram a fé em Cristo Jesus se encontram embevecidos com a tríade infernal deste século: o mundo, a carne e o diabo.

A diferença  entre os que primam pela santidade, dos que não conseguem viver separados do mundanismo, da concupiscência desenfreada da carne e das artimanhas do diabo, está em tudo que envolve a vida da pessoa: da roupa à alma. Os santos mantém, espírito, alma e corpo, plenamente preservado para o Senhor (1Ts 5:23) E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
A SANTIDADE NO VELHO TESTAMENTO REITERADA NO NOVO
 
Santidade é a qualidade ou virtude de santo – é o estado de santificação, de virtude e de pureza, adquirida através de uma comunhão estreita com o Santo Espírito de Deus, que tem nosso corpo como morada Sua (1Co 6:19; Ef  2:22; Jo 14:23).
 
Em muitas Igrejas nos dias atuais a santidade é chamada de fanatismo. Nessas Igrejas falam muito de união, amor, prosperidade, fraternidade e louvor, mas não da separação do mundanismo e do pecado. Notemos que as “virgens” da parábola de Mateus 25 pareciam todas iguais; a diferença só foi notada com a chegada do noivo.
 
 
No Antigo Testamento o conceito de santidade, santo ou santificado é expresso por três palavras principais: qādashqōdesh e qādôsh.
 
O verbo qādash ocorre 170 vezes no hebraico bíblico, com o sentido de “ser consagrado, “ser santo", “ser santificado". Na primeira ocorrência do termo de (Gn 2:3) significa “declarar algo santo" (Êx 20:8), mas também o estado daquele que é reservado exclusivamente para Deus (Êx 13:2). No entanto, há 470 ocorrências do substantivo qōdesh com o significado de“consagração", “santidade", “qualidade de sagrado”, “coisa santa”. A palavra é empregada para descrever tanto o que é separado para o serviço exclusivo a Deus (Êx 30:31), quanto o que é usado pelo povo de Deus (Is 35:8; Êx 28:2,38). Já o adjetivo qādôsh, isto é, “santo”, “sagrado”, além de ocorrer 116 vezes é o vocábulo mais difundido entre os estudantes das Escrituras Sagradas. Em Êxodo 19:6, primeira ocasião em que se emprega o termo, designa o estado de santidade do povo de Deus (Nm 16:3; Lv 20:26), e a santidade do próprio Deus (Is 1:4; 5:16; 40:25).
 
"Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Levítico 20:7).
 
"Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pedro 1:16).
 
"Naquele dia, se gravará sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na Casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar” (Zacarias 14:20).
 
"Certamente, as ilhas me aguardarão, e, primeiro, os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, a sua prata e o seu ouro com eles, na santificação do nome do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porquanto te glorificou” (Isaías 60:9).
 
"Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, —Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 1:4).
 
"Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação” (Romanos 6:19).
 
"Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna” (Romanos 6:22).
 
"Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1Coríntios 1:30).
 
"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2Coríntios 7:1).
 
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição” (1 Ts 4:3).
 
"Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra” (1 Ts 4:4).
 
"Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (1 Ts 4:7).
 
"Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade” (2Ts 2:13).
 
"Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, na caridade e na santificação” (1Timóteo 2:15).
 
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
 
"Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas” (1Pedro 1:2).

"E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:24).

1. Santificados antes do Pentecostes. Lendo a Bíblia cuidadosamente, vemos que os discípulos eram pessoas salvas e santificadas e haviam recebido a unção do Espírito antes do dia de Pentecostes. Em João 17:15-17, Jesus ora: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". Jesus é a Palavra e a verdade, por isso os discípulos foram santificados pela verdade na mesma noite em que ele orou por eles (Jo 20:21-23). Os discípulos, portanto, já estavam cheios da unção do Espírito Santo antes do dia de Pentecostes, e isso os sustentou até que foram dotados com poder do alto. No primeiro capítulo de Atos Jesus orienta os discípulos a esperarem pela promessa do Pai. Não era para esperar pela santificação. O sangue de Cristo já havia sido derramado na cruz do Calvário. Ele não ia enviar o seu sangue para limpá-los da carnalidade, mas o seu Espírito, para dotá-los com poder.

2. A Santificação. Não há nada mais doce, mais sublime ou mais santo neste mundo do que a santificação. O batismo com o Espírito Santo é o dom de poder na alma santificada, capacitando-a para pregar o Evangelho de Cristo ou para morrer na fogueira. O batismo reveste o crente até o dia da redenção, de modo que ele esteja pronto para encontrar-se com o Senhor Jesus à meia-noite ou a qualquer momento, porque tem óleo em sua vasilha, junto com a sua lâmpada.

Você é participante do Espírito Santo no batismo pentecostal da mesma maneira que foi participante do Senhor Jesus Cristo na santificação” (SEYMOUR, W. J. Santificados antes do Pentecostes. In KEEFAUVER, L. (ed.). O avivamento da Rua Azusa — Seymour. RJ: CPAD, 2001, p.80-3).


1. A Bíblia ordena. A Bíblia afirma que temos dentro de nós a “lei do pecado” (Rm 7.23; 8.2). Daí, ela ordenar que sejamos santos (1 Pe 1:16; Lv 11:44; Ap 22:11), pois o Senhor habita somente em lugar santo (Is 57:15; 1 Co 3:17).

2. Os santos serão arrebatados. O Senhor Jesus que é santo, virá buscar os que são consagrados a Ele (1 Ts 3:13; 5:23; 2 Ts 1:10; Hb 12:14). Por isso, a vontade de Deus para a vida do crente é que ele seja santo, separado do pecado (1 Ts 4:3).

3. A santidade revelada de Deus. Uma importante razão pela qual o crente deve santificar-se é que a santidade de Deus, em parte, é revelada através do procedimento justo e da vida santificada do crente (Lv 10:3; Nm 20:12). Então, o crente não deve ficar observando, nem exigindo santidade na vida dos outros; ele deve primeiro demonstrar a sua!

4. Os ataques do diabo. Devemos atentar para o fato de que, o diabo, centraliza seus ataques na santificação do crente. A principal tática que o adversário emprega para corromper a santidade é o pecado da mistura. Isso ele já propôs antes a Israel através de Faraó (Êx 8:25). Esta mistura, inclui: da Igreja com o mundanismo; da doutrina do Senhor com as heresias; da adoração com as músicas profanas; etc.
 
O DIÁLOGO DE JEREMIAS COM DEUS
 
"Tu, ó SENHOR, o sabes; lembra-te de mim, e visita-me, e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates, por tua longanimidade; sabe que, por amor de ti, tenho sofrido afronta.  Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos.  Nunca me assentei no congresso dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão, me assentei solitário, pois me encheste de indignação. Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, não admite cura? Serias tu para mim como ilusório ribeiro e como águas inconstantes?  Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então, te trarei, e estarás diante da minha face; e, se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR.  E arrebatar-te-ei da mão dos malignos e livrar-te-ei das mãos dos fortes” (Jeremias 15:21).
 
O TESTEMUNHO DE AGOSTINHO

Com o fervor que lhe era tão peculiar, expressa Agostinho toda a sua esperança na redenção humana: “A essência mais profunda da minha natureza é que sou capaz de receber Deus em mim". Mostra o teólogo africano, de forma despretensiosa, mas profunda, por que o nosso espírito anseia por receber a Deus: fomos por Ele criados, e a nossa alma só descansará quando repousar em sua paz.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
"Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,  para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,  e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado pela mão de Moisés” (Levítico 10:9-11).
 
Santificação não pode ser confundida com “santarronice” (neologismo meu).  Santificação é símbolo de equilíbrio, de compreensão, de bondade e de compreensão. Santificação leva a pessoa a sentir a responsabilidade e o desejo de agradecer ao Senhor com Ação de Graças pelas Suas misericórdias. Santificação é antônimo de profanação. Os atos praticados pelos santos evidenciam a diferença entre o santo e o profano. 

David W. Cloud define santificação:  As palavras "santificar", "sagrado" e "santo" são traduções da mesma palavra grega. Elas significam estar separado para um serviço especial. Na Bíblia muitas coisas além de pessoas são apresentadas como santificadas - os móveis do Tabernáculo (Ex 40:10, 11,13); uma montanha (Ex 19:23); comida (1Tm 4:5). Torna-se até possível para um crente santificar a Deus no seu coração (1Pe 3:15). Portanto, santificar, ou tornar sagrado, não significa purificar ou tornar sem pecado, mas separar alguma coisa para Deus e o serviço a Deus. 

Em relação ao Cristão, santificação ou santidade significa estar separado do pecado e para Deus. Existem três aspectos distintamente diferentes desta santificação: passado, presente e futuro. Todo Cristão está autorizado a falar, "fui santificado; estou sendo santificado; ainda serei santificado."

CONNCLUSÃO

Santificação passada significa que o crente já foi posicionalmente separado em Cristo (At 20:32; 1 Co 1:2; 1:30; 6:9-11; Hb 10:10, 14). No novo nascimento, cada crente está sendo eternamente santificado em Cristo, é retirado do poder do diabo para dentro da família de Deus (Jo 1:14; Gl 4:4-6), do reino do diabo para dentro do reino de Cristo (Cl 1:12-13); da velha criação para a nova criação (2Co 5:17). Esta santificação é uma realidade eterna e está baseada numa nova posição espiritual que o Cristão tem em Jesus Cristo. Os crentes de Corinto não estavam sem pecado, e apesar disso foram chamados de santos e foi escrito que foram santificados (1Co 1:2, 30). Neste sentido, o Cristão pode dizer, "ESTOU santificado em Cristo."
 
Santificação  presente (atual) indica o processo pelo qual o Espírito Santo gradualmente muda a vida do crente para dar vitória sobre o pecado. Esta é a santificação prática. Trata-se do crescimento cristão, deixando o pecado do lado e vestindo dedicação a Deus (Rm 6:19-22; 1Tm 4:3-4; (1Pe 1:14-16).  Este processo atual de santificação nunca acaba nesta vida (1Jo 1:8-10). O Cristão precisa resistir ao pecado até ser levado deste mundo através da morte ou na volta de Cristo. Neste sentido, o Cristão pode dizer, "ESTOU SENDO santificado pelo poder de Deus."

Santificação futura é a perfeição que o crente vai desfrutar na ressurreição (1Ts 5:23). Na vinda de Cristo, cada crente receberá um corpo novo que estará sem pecado. O Cristão não terá mais de resistir ao pecado ou de crescer para a perfeição. Sua santificação estará completa. Ele estará inteira e eternamente separado do pecado e para Deus. Neste sentido, o Cristão ESTARÁ santificado na volta de Cristo. Precisamos tomar cuidado para não confundir estes aspectos diferentes da santificação ou santidade.
______________

Jorge Albertacci
E-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Pastor Emérito da Catedral das Assembleias de Deus do Retiro
Voltar para o conteúdo