O Maior Investimento em Qualquer Tempo - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Maior Investimento em Qualquer Tempo

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos II

__________


NEM SEMPRE O SER RICO SIGNIFICA NÃO SER POBRE
(Apocalipse 3:17-18)

“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas” -(Apocalipse 3:18).

INTRODUÇÃO

Diferente da Igreja de Filadélfia que possuía alguma coisa de valor, digna de ser guardada - (Apocalipse 3:11), a de Laodiceia sequer tinha visão, conforme o próprio Senhor a viu, revelou, e João escreveu: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” - (Apocalipse 3:17).

COMENTÁRIO

A esta segunda, o Senhor a recomendou, não a guardar, mas a comprar, adquirir para que assim pudesses ter. Uma das piores situações em que se encontrava essa Igreja, era a mornidão. Esse era um estado deplorável para uma Igreja.  Todavia, o Senhor, a vendo em uma situação tão crítica, usou da Sua misericórdia para com ela, indicando-lhe o caminho de saída!  É bom ressaltar que essa Igreja era “rica” assim como a dos dias de Constantino (século IV aD). Não com aquela riqueza que Pedro e João dispunham na Porta do Templo, chamada Formosa - (Atos 3:2) mas com recursos financeiros, bens materiais. Coisas efêmeras que acabam-se aqui.  Todos os bens desta terra são frágeis, deterioráveis e corruptíveis. Por melhores que sejam estes, em nada podem ser comparados com o que nos espera no Céu de Luz - (Romanos 8:18).

CONVITE AO TRABALHO

Aproveitemos, pois, os dias que o Senhor nos concede. Façamos alguma coisa em prol do Reino de Deus. Se não fizermos nada, mesmo sendo salvos, que galardão teremos quando comparecermos perante o Tribunal de Cristo? (1Co 3:12-16; 2Co 5:10). Concordaremos em sair deste mundo, salvo, mas, como alguém que escapou de um grande incêndio somente com a roupa do corpo? Como alguém que preservou sua vida do pecado, mas, que preferiu viver à ociosidade? Na Ilha de Patmos, Jesus reitera o que afirmou Paulo no texto supracitado e o discípulo do amor escreve: E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.”  (Apocalipse 22:12).

Por isto mesmo, Jesus foi incisivo ao recomendar os Seus discípulos a não se preocuparem com os bens deste mundo. Com sua experiência e Seu cuidado Paternal Ele sabia que à medida em que eles fossem se interessando por propriedades e muitos recursos financeiros, a dedicação de cada um deixaria de estar voltada para o ministério que foram chamados, cujo trabalho seria dedicado exclusivamente ao Reino do Céu. E Mateus reporta Sua recomendação a este respeito:
(Mateus 6:19-21).

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.   Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

A PEDAGOGIA DO MESTRE

No afã de esclarecer da forma mais inteligível possível, Jesus, nosso Salvador, lança mão de Sua excelente pedagogia e propõe-lhes a seguinte parábola, desta vez, reportada por Lucas, o médico:
(Lucas 12:15-29)

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.  E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância.  E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.  E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;  e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.  Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.  E disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.  Mais é a vida do que o sustento, e o corpo, mais do que as vestes.  Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?  E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?  Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?  Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.  E, se Deus assim veste a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé?  Não pergunteis, pois, que haveis de comer ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.”

CONCLUSÃO

Foi para isto que Jesus Cristo morreu e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.  Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.  Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.  Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. (Rm 8:9-13).

Somente comparecerão perante o Tribunal de Cristo, aqueles, cujos processos havendo transitado em julgado, os isentou dele, considerando, portanto, a maior pobreza que uma pessoa, mesmo sendo rica, possa adquirir em toda sua vida neste mundo, sendo inclusive, estendia à eternidade também.
 
__________



Volta Redonda, Rio de Janeiro, 25/01/2014
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus
Retiro – Volta Redonda
E-mail – prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Fonte Bibliográfica:
Bíblia Sagrada – RC/1995
Casa Publicadora das Assembleias de Deus

 

 

Voltar para o conteúdo