Em que se resume Vida Humana? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Em que se resume Vida Humana?

Escatologia Bíblica
_____________


TEXTO

Sl 90:1-17 - 1Ts 4:13-18

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”

INTRODUÇÃO

Partindo da exortação paulina no texto supracitado, estar certo de que na eternidade estaremos com JESUS é o único alento para nossas almas, bem como para nossas vidas mesmo em nosso corpo físico. Esperar que tudo na vida se resume aqui, deve lá no profundo âmago da alma dos que a essas ideias esposam, vez por outra haver dificuldade para fechar a lacuna que obstrui a entrada para uma tristeza incomplacente. Somente os incrédulos sabem disto. Inclusive, essa lacuna, quando não preenchida pelo lenitivo que vem de Deus, através do Seu Espírito Consolador é que gera na pessoa a obsessão por drogas, cigarro, cachaça e muitas outras coisas que a leva à ansiedade, ao desespero, à depressão, à sexualidade promíscua e consequentemente à morte precoce,  
 
Tristeza esta que, pode levar a alma à convulsão. Isto, nas caladas da noite, quando as cortinas se fecham, e lá fora, somente o barulho da metrópole que não dorme, tão costumeiro que nem perturba a cabeça das pessoas que vivem à indolência. Todavia, estando a pessoa com Cristo no coração e na cabeça, pode sua vida, fazer deste ruído, o fundo para uma melodia maviosa que somente a alma que está com JESUS pode perscrutar e o barulho da cidade tornar-se alento antidepressivo.
 
Distar-se do raciocínio de que partindo desta vida estaremos com JESUS para todo sempre, é o mesmo que concordar em sermos lançados às margens da escuridão, onde não haverá nada que possa consolar nossas almas. Neste caso, diferente do que disse Paulo aos Filipenses 1:21-22: (Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher
) já não compensa morrer e muitos menos viver.
 
Aqui na terra, a gente encontra renomados palestrantes e conselheiros que anima a muitos de forma a esquecer-se da eternidade. Tudo, tudo, tudo, não passa de meras palavras inócuas. Só teve um palestrante enviado por DEUS que teve as palavras de vida eterna, JESUS CRISTO. Fora dele, não há conforto para nossas almas. Ainda assim, ainda assim, por sua incomensurável graça, ele, JESUS, mantém aqui na terra, seus servos e servas, dando sequência a este ministério santo, preparando, enquanto que, ele preserva sua Igreja para o dia do arrebatamento.

PASTOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

O que podemos aproveitar das nossas vidas é a eternidade com CRISTO no Céu. Vale a pena ingressar-se à Igreja, seu Corpo, aqui na terra enquanto o tempo nos permite para isto. Na Igreja, Corpo do SENHOR sempre encontramos um pastor que o represente na terra. Pastor, segundo a SUA vontade; pastor segundo o coração de Deus.
 
Pastor que, sem, ou antes de qualquer formação acadêmica, aprendeu com o Espírito Santo de Deus o valor de uma alma, bem como, do santo ministério para o qual foi chamado. Homem acostumado viver do suor do seu próprio rosto – sofredor, tendo experiência do trabalho pesado. Enfrentando o sol causticante, mas, sempre acolhendo no coração o chamado do Divino Mestre.
 
Homem que ingressou no santo ministério, não pensando em dinheiro da Igreja e nem numa vida mais tranquila e nem por qualquer outro interesse, a não ser o de cuidar do rebanho de Cristo com dignidade, amor, respeito, ética, e moral ilibada. Pobre financeiramente, mas, com crédito na despensa de Deus.
 
CONCLUSÃO

Paulo inicia o texto bíblico em apreço recomendando aos Tessalonicenses: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança” (1Ts 4:13). E como homem de Deus, mas,  sujeito ao mesmo sofrimento, conclui: Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1Ts 4:18).

A vida do homem natural é marcada por sofrimentos, os mais variados, mas, ele, como natural, não entende o amor de Deus. O homem natural não entende que Jesus preparou-nos lugar no céu e que nossa vida NELE não se resume simplesmente em sofrimento neste mundo – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14). Na certeza de que a vida do convertido em Cristo não se resume neste mundo, Paulo declara na sua missiva aos Filipenses 1:21:  Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” – E reitera quando escreve aos Gálatas 2:20: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”  Em Jesus, a humanidade toda tem o pleno direito de no futuro morar com Jesus no lugar que ELE nos preparou no céu. Por isto vale a pena aceitá-lO hoje mesmo como único e suficiente Salvador.

_____________


Jorge Albertacci -19-08-2013
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro
Voltar para o conteúdo