A Santa Ceia do Senhor Jesus - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Santa Ceia do Senhor Jesus

TEOLOGIA DO OBREIRO > Artigos II
________

A Santa Ceia do Senhor Jesus
Mateus 26:26-30
 
INTRODUÇÃO
 
Neste texto sagrado, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, apresenta o Seu próprio sangue como o sangue da Nova Aliança. O sangue é um fluído de cor vermelha, composto de plasma e glóbulos vermelhos e brancos, que percorre o corpo pelo sistema vascular levando matéria nutritiva e oxigénio aos tecidos do corpo. Entretanto, o conceito bíblico mais importante é o  seu significado espiritual. A Bíblia deixa claro que a satisfação ou o pagamento dos pecados humanos eram feitos pela morte de um determinado animal substituto: "Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma." (Lv 17:11). No Novo Testamento, esta ideia do Antigo Testamento é aplicada ao sangue de Cristo (Hb 9:12-14).

COMENTÁRIO

A ordenança da Ceia do Senhor é para nós a ceia da Páscoa, pela qual comemoramos uma liberação muito maior que a de Israel do Egito. "Tomem, comam"; aceite a Cristo como lhe é oferecido; receba a expiação, aprove-a, submeta-se a sua graça e mando. A carne que só se olha, por muito bem apresentada que esteja no prato, não alimenta; deve ser comida: assim deve acontecer com a doutrina de Cristo. "Isto é meu corpo", isto é, que significa e representa espiritualmente seu corpo. Participamos do sol não tendo o sol colocado em nossas mãos, senão seus raios lançados para abaixo, sobre nós; assim, participamos de Cristo ao participarmos de sua graça e de seus frutos benditos da partição de seu corpo. O sangue de Cristo está significado e representado pelo vinho. Ele deu graças, para ensinar-nos a olhar a Deus em cada aspecto da ordenança. Este cálice o deu a seus discípulos com o mandamento de "Bebam todos dele". O perdão do pecado é uma grande bênção que se confere na Ceia do Senhor a todos os crentes verdadeiros; é o fundamento de todas as outras bênçãos. Ele aproveita a comunhão para assegurar a feliz reunião de novo no final: "Até aquele dia em que o beba novo convosco", o que pode entender-se como as delícias e as glórias do estado futuro, do qual participarão os santos com o Senhor Jesus. Esse será o reino de seu Pai; o vinho do consolo será sempre novo ali. Enquanto olharmos os sinais externos do corpo de Cristo partido e seu sangue derramado pela remissão de nossos pecados, lembremos que a festa lhe custou tanto que teve de dar, literalmente, sua carne como comida e seu sangue como nossa bebida. Comentário Bíblico Matthew Henry - Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD.
 
ESBOÇO
 
1.  A Santa Ceia do Senhor, instituída por Jesus:

a)- O Senhor, começou o Seu ministério com o batismo e o terminou com a Santa Ceia.
b)- O batismo é solicitado pelo novo convertido ao Senhor.
c)- A Santa Ceia o Senhor desojou participar com os Seus discípulos - Lc 22:15.
d)- Na Ceia Ele lembrou da Páscoa - Lc 22:7-20.
 
 
2.  A Ceia do Senhor, é celebrada pela igreja:

a)- Desde seus primeiros dias a Igreja se manteve firme - At. 2:42.
b)- A Ceia tornoou a maior festa espiritual na Igreja.
c)- A quem diga baseado em Atos 20:7 que a Igreja Primitiva acatava a Ceia com tanto apreço que a realizavam todas as semanas.
 
3.  A Ceia do Senhor interpretada na Bíblia:

a)- Observar: Pães asmos  - ervas amargas  -  transubstanciação - contransubstanciação – consubstanciação - observar outros elementos que não sejam o pão e o vinho. Diferente da Páscoa, os elementos para a Santa Ceia é tão somente os que representam o corpo e o sangue do Cordeiro de Deus.
 
4. A FINALIDADE DA CEIA DO SENHOR:
 
a)- A Ceia tem por objetivo anunciar a Nova Aliança - Mt 26:26-28.
b)- Se constitui em um memorial para o próprio Senhor - Lc 22:19.
c)- A Ceia não é para consertar a vida das pessoas, mas é para os que já aceitaram o concerto com Deus.
d)- A Ceia é para preservar a nossa comunhão com a Igreja e com Deus.
e)- A Ceia foi instituí para que sempre tenhamos em memória Jesus, Seu sofrimento e Sua volta.
 
5. A Ceia do Senhor em nossos dias, leva-nos a um: (1Co 11:24-26; 28).
 
a)- Olhar retrospectivo - (Calvário).
b)- Olhar introspectivo - (Dentro de nós)
c)- Olhar expectativo - (Esperança - Mt 26:29).
 
CONCLUSÃO
 
Em Mt 26:28, Jesus confirmou o propósito redentor do seu sangue, dizendo: "Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." Em Jo 6:55-56, Jesus afirmou que Seu sangue é verdadeira bebida e a Sua carne é verdadeira comida. Em At 20:28, Paulo confirma que a Igreja foi comprada pelo próprio sangue de Cristo. Em Rm 5:9, a Bíblia afirma que seremos salvos da ira por termos sido justificados pelo sangue de Cristo. De acordo com 1Co 10:16, o cálice que participamos na Santa Ceia é o cálice da comunhão do sangue de Cristo. E, em Ef 1:7, Paulo ainda afirma: “Temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas sua graça." Em Ap 22:14, o apóstolo João afirma que os que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, são felizes e tem o direito à vida eterna.  As referências ao "sangue de Cristo" sempre exaltam o grande valor da nossa redenção, apontando sempre para a morte sacrificial de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Embora toda a humanidade tenha pecado, temos a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas." (Ef 1:7).
 
Pós Scriptum:  A introdução e a conclusão do presente estudo foi parcialmente transacrita da Bíblia do Pregador Pentecostal (SBB) – Sermão 695 – página 1445. 
________ 


Jorge Albertacci
Pastor Emérito
da Assembleia de Deus
Retiro – Volta Redonda – RJ
 
Voltar para o conteúdo