Teologia Prática - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Teologia Prática

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro III
Teologia Prática

(Mateus 11:20-30; João 3:16; Marcos 16:15-18)

Enganam-se todos os que pensam que para pregar a Palavra de Deus de forma producente é necessário recorrer aos “Hors concours”, com as mais rebuscadas mensagens, por valores inacessíveis à Eleita do Senhor, desconhecidos da mesma, e pior ainda: não tendo nenhum compromisso com ela.

COERÊNCIA

O bom, vantajoso, e producente é se valer da prata da casa. A prata da casa não veio à toa, mas foi suada e trazidas pelas orações das irmãs e até mesmo das crianças. A prata da casa veio, porque alguém a buscou lá fora da nave do tempo. Como líder, como você tem tratado a prata da casa? Levando-a aos eventos recreativos, onde há muitas alegrias - onde os crentes praticam e participam de todos os atos que revelam que os mesmos nunca aprenderam nada sobre Jesus? Que esses crentes podem entristecer o Espírito Santo e depois ficarem inseridos no que disse o Senhor em Mateus 12:22-32. Portanto, use-os no serviço. Ensine-os a dar testemunho de Jesus, a orar, a frequentar as Escola Bíblica Dominical e todas as demais reuniões da Igreja. Coopere para que o Espírito Santo faça deles, prata da casa. Ensine-os a pregar a Palavra, mas, sempre na Igreja Local afim de que eles possam ser santos e preservados somente para Deus!

A verdadeira pregação se faz, acima de tudo com bom testemunho, com humildade e compaixão pelas almas, com exemplo de vida – podendo pregar na rua em que mora, na porta da farmácia em que compra, na porta da mercearia, do supermercado que entrega a compra em casa. Não sou triunfalista, mas recomendo: à medida em que você investir na obra de Deus, Ele investirá na tua vida (Mateus 6:33). Cuide da Igreja como bom mordomo. Cuide sabendo que ela é a Noiva do Cordeiro, e como tal, Seus olhos estão sempre voltados para ela. 
Tem você se esforçado pelo Reino de Deus? Quantas almas já ganhou este ano para Jesus? Você contribui para a Obra Missionária e para o Serviço de Assistência Social? Lembre-se destas palavras de Agostinho: "Deus não se torna maior se você o reverencia, mas você se torna maior se o serve". Mas, afinal, o que é o Serviço Cristão? Antes de ascender aos céus, o Senhor Jesus comissiona os discípulos a pregar o Evangelho até aos confins da terra: "É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!" (Mt 28:18-19).
 

A ELOQUÊNCIA DA PREGAÇÃO

Pregue segundo a homilia de Jesus! É! E incomode o povo da terra, mas, não com gritarias, “à valentona”, maus modos, trejeitos esquisitos - mas, incomode a todos os moradores da terra, assim como Pedro e João, na Porta do Templo, chamada Formosa! É isto mesmo! Com sinais e maravilhas! Com manifestação de poder do alto! Sem a autoridade ministerial que recebemos de nosso Senhor Jesus Cristo, jamais conseguiremos desempenhar com eficácia o serviço cristão. Nunca fique se autojustificando por sofrimentos, dissabores e ou desprezo. De acordo com Matthew Henry “em nenhum outro lugar o apóstolo Paulo sofreu mais oposição dos falsos profetas do que em Corinto”. Paulo foi duramente provado. Se você é fiel ao Senhor e está enfrentando oposição, não desanime. Siga o exemplo da Paulo. Não se exaspere, não deixe de realizar a obra que lhe foi confiada por Deus com amor e zelo. O inimigo desejava enfraquecer a Paulo e a sua liderança, impedindo a Igreja de avançar. Ele também deseja fazer o mesmo com você. Não tente agir por si mesmo, porque esta é uma batalha espiritual.
 

PREGANDO E ENSINANDO

Pregue procurando entender se o auditório está te entendendo. Seja coerente consigo mesmo, e muito mais ainda, com a Igreja de Deus!
Mantenha a postura de um homem de Deus, sem uso de cacoetes. Se o operador de áudio estiver surdo, e o som estiver muito alto, despreze o microfone! Faça isto, que o povo de Deus ficará satisfeito.

CAIA NA GRAÇA

Não seja inconveniente às pessoas de bom senso – não force o auditório a gritar, a pular, a praticar modos que não coadunam com o que o Espírito Santo realmente quer. Você somente fala, suavemente, mas com poder. Fale somente a Palavra e deixa o mover, o batizar, o curar, falar as línguas dos anjos, profetizar, interpretar, com cânticos espirituais acontecerem! Deixe a manifestação dos dons por conta de quem os têm! Estou me referindo ao Espírito Santo!

PRIORIZE A AÇÃO DO ESPÍRITO

Dê um espaço para o Espírito do Senhor! Se porventura durante o seu sermão você ver lágrimas rolando pelo rosto dos irmãos – agradeça a Deus, mas, agradeça suavemente - porque eles estão reconhecendo que há um profeta no meio deles.

NÃO PERCA A CONFIANÇA DO AUDITÓRIO

Nunca prometa que vai acontecer coisas extraordinárias no final do culto. Deixe que estas acontecem segundo a vontade de Deus. Você somente fala. Cumpra fielmente a tua parte que o Espírito do Senhor fará a Dele. Ele te honrará, com certeza. Finalmente, recomendo, que, antes de você começar a falar, quer seja em pregação, em culto de doutrina, Santa Ceia, nas reuniões do ministério, de obreiros, nas assembleias gerais e nos cultos ao ar-livre – fale primeiro com Jesus! Faça isto, fale primeiro com Ele! Fazendo assim, não tenho dúvida de que você será considerado como um humilde servo de Deus!  Deixe o povo assustado, incomodado, pensativo, mas, simplesmente pelo que DEUS FEZ, porque o teu rosto pode brilhar durante a pregação! Se brilhar o teu, claro que dificilmente você conseguirá falar algo mais - porque a estas alturas o Espírito do Senhor inundou a Igreja!

CONCLUSÃO

Não canse o auditório, se for possível, fale apoiado sobre um só dos seus seus pés que assim você está livre de enfadar as pessoas, e eles livres de murmurarem por não suportar tantas ilustrações, tantas experiências, tantas conjecturas. Seja decente que todos os irmãos, os obreiros, os visitantes e o pastor ficarão com saudade de você. Como servos do Senhor, não podemos nos esquecer que somos responsáveis, diante de Deus, por quem lideramos. Precisamos agir com temor, tremor e muita responsabilidade. Consientizemo-nos de que, o serviço cristão torna o crente um cooperador de Deus na expansão do Evangelho de Cristo.

_____________________

Pastor Jorge Albertacci
Jubilado da
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
Membro Ativo das Conveções:
CGADB 10.092 - CONFRADERJ  1.135
 
Voltar para o conteúdo