Da cruz ao trono - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Da cruz ao trono

LITURGIA > Mensagens Bíblicas
 ____________


O REI QUE PARA ASSUMIR O TRONO TEVE QUE SUBMETER-SE À CRUCIFICAÇÃO

Isaías 53:1-7

Jesus para voltar ao Seu lugar no Céu, à destra de Deus Pai, depois de ter cumprido com excelência o Seu seu ministério neste mundo mergulhado num lamaçal de pecado, teve que enfrentar vários episódios, os mais humilhantes. Foi taído por um dos Seus discípulos, Judas Iscariotes, Mateus 27:3-5: "Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,  Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.  E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar." Judas reconheceu o mal que tinha praticado contra o Mestre depois de vê-lo sendo condenado, tendo a partir de então, o suicídio como sua única opção (Mateus 27:5). 

Antes de chegar ao momento do suprício maior, a cruz, ele teve que submeter a muitas coisas, ao ponto de chegar à hematidrose pelos horrores sofridos no Getsêmani. Perdeu para Barrarás, o criminoso, no sorteio sobre quem merecia ser solto ou permanecer preso, para em seguida ser crucificado - (Marcos 15:15). Passou por todas as amarguras, da qual, grande parte do mundo não têm conhecimento, e quando tem, não dá o devido valor. Mas, o ultraja, com zombarias o tratando como um mito despresível.


Nunca, homem algum sofreu assim como Jesus. Como Filho de Deus, abdicou de toda defeza para salvar o miserável pecador. “Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?” (Mateus 26:53). Veja bem: Mais de 12 legiões são  mais de 72.000! Agora pensemos neste exército em pé de guerra! Qual seria a reação dos acusadores, visto que os mesmos já conheciam o episódio quando somente um anjo aniquilou 185,000 assírios! "Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres." - (2 Reis 19:35-36). Dois anjos destruíram as cidades  de Sodoma e Gomorra. Se Jesus quisesse, Deus enviaria mais de 72.000 destes anjos.  E Jesus teria todo direito para isto. Mas, ele abdicou de todos, inclusive o direito à justiça. Para poder realizar a obra para a qual o Pai o enviou: sofrer injustiça por nós e morrer na cruz pelos nossos pecados. E ele não foi obrigado; foi a escolha dele. Isto chama-se amor. O mesmo amor que Jesus tinha por você naquele dia, ele ainda tem hoje, e faria tudo de novo, por você, aceite-o. 

Mesmo sendo Filho de Deus, o Unigênito do Pai, Ele não pode comer do melhor da terra! – mas, falou do maná escondido, reservado para os Seus santos na glória eterna. Maná esse, que está guardado, assim como a mãe, que tem seu filho servindo o exército, em uma cidade distante, e que esconde o que ela tem de melhor para comer, de todos os outros filhos, aguardando ansiosamente, a chegada daquele que está servindo a nação, em algum lugar distante! (Apocalipse 2:17).

CONCLUSÃO

Finalmente chegou o momento de voltar a assumir o Seu lugar no Céu. Este foi o momento em que o Rei dos reis assumiu o Trono.  As sete palavras da cruz foi o fechamento dos seus sofrimentos neste mundo. Agora, resta-nos aguardar para junto com Ele subirmos ao Céu no arrebatamente, para depois, reinarmos com Ele no Milênio.

1. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
Lucas 23:34:
 
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes – Sl 22:18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica”

2. Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso - Lc 23:43:
 
3. Mulher, eis aí o teu filho...eis aí a tua mãe - referindo-se a João, o discípulo amado e a Maria Sua mãe.
João 19:26-27:
 
“Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa”
 
4. Eli, Eli, lama sabactâni!
Marcos 15:34:
 
“E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
 
5. Tenho sede!
João 19:28; Sl 69:21:

“Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede”

“Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre”

6. Está consumado!
João 19:30:
 
“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”
 
“E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”
Hebreus 5:9

7. Pai, nas Tuas mãos entrego o meu Espírito!
Lc 23:46; Lucas 23:46:
 
“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou”

ESTÁ CONSUMADO TEM PARA A IGREJA O MAIOR SIGNIFICADO
 
1. Está consumado o perdão do mais vil pecador, desde que o mesmo aceite a Jesus... Está consumado o que diz a Palavra no Salmo 22:18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.
 
2. Está consumada nossa entrada no Paraíso mediante a aceitação a Cristo sem qualquer sacrifício de nossa parte, a não ser à santidade... (Ver também Hb 10:14, 18; Rm 12:1-3).
 
3. Está consumada a recomendação do cuidado que devemos ter com nossos irmãos e mais ainda com os nossos familiares – Maria que provavelmente estava viúva, o próprio Jesus cuidava dela, e mesmo no momento da maior agonia ele manifestou este cuidado – Que exemplo!  “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” (1Tm 5:8).

4. Está consumado que pode haver momento em que nos parece sem saída neste mundo, daí, a necessidade de clamarmos a Deus por misericórdia na certeza de Sua proteção.
 
Deus meu, Deus meu, porque...? Jesus não fez essa pergunta simplesmente de surpresa ou em desespero. Além disto, Ele estava citando a primeira linha do Salmo 22, uma profecia que expressa a profunda agonia da morte do Messias pelo pecado do mundo - “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias?” Salmos 2:1
 
Jesus sabia que estaria temporariamente “separado do Pai” no momento em que tomasse sobre Si os pecados do mundo, porque Deus não pode olhar para o pecado (Hc 1:3). Esta separação era o cálice que Jesus receava beber, conforme sua oração no Getsêmani (Mc 14:36). A agonia física era horrível, mas a separação espiritual de Deus era a suprema tortura. Jesus sofreu tanto, para que nunca tivesse que experimentar a eterna separação de Deus. Assim como todos os que O aceitarem como Único e suficiente Salvador.

5. Está consumado! Provavelmente que nesse ponto, duas passagens bíblicas estavam sendo cumpridas, a saber, Salmo 69:21: “Na minha sede deram-me a beber vinagre”Pelo que Jesus disse “Tenho sede”. Isso enfatiza a humilhação de nosso Senhor – a outra passagem se encontra em Salmo 42:2:
 
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” Isso confirma a submissão de Jesus ao Pai. O vinagre aqui mencionado não era a mesma coisa que o vinho com mirra oferecido anteriormente a Jesus (Mc 15:23). Nosso Senhor não tomou o vinho antes, porque queria estar completamente consciente durante todo o processo. Jesus tomou o vinagre para em seguida afirmar: Está consumado!
 
6. ESTÁ CONSUMADO! ESTA É A TÔNICA DO ASSUNTO EM EPÍGRAFE: Jesus consumou tudo no Calvário – nossa redenção – nossa libertação de todas as artimanhas de satanás e de tudo quanto provém do inferno – a partir de então, estaria escancarada a porta estreita para por ela entramos na presença de Deus - não há mais condenação – não há mais maldição – não há mais andaço – agora está em evidência “tetelestai” do texto grego que significa: está tudo pago - liquidado – está tudo terminado – está tudo cumprido. Vale entretanto ressaltar, que nestes termos não se trata de libertos da obra de macumbaria, de feitiçaria, de bruxaria, de tranca-rua, de mal olhado, etc. até mesmo porque estes termos diabólicos nunca fizeram parte do vocabulário de Deus e nem de Seus filhos – o misticismo supersticioso em nada afeta a nossa fé, porque nós pertencemos o Reino dos céus e não o do inferno, nós pertencemos o Reino de Deus, e não o de satanás.
 
7. Está consumado, indica que Jesus tem poder sobre a vida e a morte. Quando a Bíblia afirma que Jesus “inclinando a cabeça, entregou o Espírito” está patente uma linguagem clara descrevendo que Jesus por fim, entregou Seu Espírito ao Pai. Isto significa que a vida não fora tirada dele; ele a entregou por livre vontade, o que mostra a soberania de Jesus sobre tudo – ele estava no controle até mesmo da morte!

 ____________



Volta Redonda, RJ, 02/01/2015

Pastor Jorge Albertacci
 
Assembleia de Deus do Retiro 

Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 

Voltar para o conteúdo