Insensibilidade, Apostaisa e o Esfriamento - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Insensibilidade, Apostaisa e o Esfriamento

Escatologia Bíblica
O GEMER DA TERRA

Isaías 33:9; Mateus 24:12; Romanos 8:22   
 
“A terra geme e pranteia, o Líbano se envergonha e se murcha, Sarom se tornou como um deserto, Basã e Carmelo foram sacudidos.  E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.”
 
INTRODUÇÃO

Estamos vivendo dias em que a humanidade vive perplexa com o aquecimento global, violência, pandemias, desajuste familiar, crianças, adolescentes e jovens com comportamento fora do normal. Do outro lado os estudiosos das Sagradas Escrituras veem as profecias se cumprindo de forma nunca vista, no que diz respeito a volta de Jesus para buscar a Sua Igreja. Nestes últimos dias, a Igreja tem de se mostrar sempre vigilante e alicerçada na Bíblia Sagrada para combater, eficazmente, as forças do mal que se levantam contra o evangelho de Cristo. Como sal da terra e luz do mundo conforme consta no evangelho segundo São Mateus 5:13-16, é dever da Igreja através dos seus membros cumprir o seu papel de arauto do Reino de Deus neste mundo que se encontra cego, surdo e mudo. Isaías 42;  2Coríntios 4:1-6. 
 

Enquanto a ação malévola do homem promove o aquecimento global que tanto prejudica o planeta tornando-o em um lixão, composto dos mais prejudicais resíduos orgânicos, comerciais, industriais, hospitalares e atômicos. Causando inclusive, escassez de água potável, luz, alimentação saudável para o consumo, bem como, ar puro para se respirar. Vemos as grandes metrópoles cobertas de fumaça, fuligem tóxicas e fogo por todos os cantos queimando de forma criminosa o restinho da vegetação que sobrevive às intempéries por entre as brechas das ressequidas erosões, desaparecendo com tudo que coopera para que os seres vivos consigam respirar. Em todas essas coisas entendemos o mover de Deus entre as nações do mundo advertindo os salvos que prestes está a volta do Senhor.
 
A TERRA GEME

A terra geme e pranteia, o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se tornou como um deserto; e Basã e Carmelo foram sacudidos. Agora, pois, me levantarei, diz o Senhor; agora me erguerei. Agora serei exaltado. 
Em decorrência do pecado que entrou no mundo, a terra se encontra doente. O mundo sofre dores horríveis, a terra está gemendo sem nenhuma perspectiva de alívio, a não ser os salvos que contam com a iminente volta do Senhor Jesus para o arrebatamento da sua Igreja deste mundo para o céu. Romanos 8:22; Isaías 33:9-10. 

LIVRES DA ESCRAVIDÃO

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:18-26.

Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;  porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 1Timóteo 4:1-4.
 
INSENSIBILIDADE ESPIRITUAL

O que é insensibilidade espiritual? O texto bíblico é enfático: “Apostatarão alguns da fé (...) tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Tm 4:2b). Cauterizar, segundo o dicionário, é utilizar um meio químico, ou ferro incandescente, para destruir a sensibilidade de um tecido orgânico. Quando a consciência fica cauterizada, o homem age de forma irracional, apenas instintivamente.

Conta-se que uma jovem crente engravidara-se do namorado. A mãe repreendeu-a, levando o caso ao pastor. Uma irmã, porém, desaprovou aquela mãe: “Você não devia ter feito isso; bastava encaminhar sua filha para um aborto e tudo estaria resolvido. O pastor não precisava saber de nada”. Alguém pode esconder-se do pastor, mas de Deus ninguém se esconde (Sl 139:7-12). Cuidado com o relativismo moral; a Bíblia lida com valores absolutos e inegociáveis: o que é pecado é sempre pecado.

O ESFRIAMENTO DE MUITOS

A iniquidade da qual falaram alguns dos profetas, bem como,  o próprio Senhor Jesus, e alguns dos Seus discípulos tem provocado um esfriamento avassalador até mesmo entre muitos que já foram fervorosos na Igreja. A maioria dos pregadores desconhecem a homilia de Jesus. Suas preleções constituem simplesmente em assuntos que nada tem a ver com o Reino de Deus. São voltados para as coisas materiais, desconhecem os dons espirituais, a doutrina dos evangelhos e o que é Fruto do Espírito. Santo e profanos se misturam comungando os mesmos costumes. As línguas estranhas, a cura divina, a profecia, as revelações da parte de Deus através da Sua Palavra não constam do sermonário desses pregadores, e nem as músicas dos hinários dos cantores. Ressalvando, todavia as raras exceções. Desprezaram a instituição do matrimônio, mas, acentuaram a sexualidade precoce e promiscua. Para a Igreja, a única esperança é a volta de Jesus e nada mais. A Igreja do Senhor tem testemunhado muitos casos de apostasia entre os santos. À medida que se aproxima a vinda de Jesus, o número de apóstatas aumenta preocupantemente. O evangelho da cruz, com o desafio de sofrer por Cristo (Fp 1:29), de renunciar ao pecado (Rm 8:13), de sacrificar-se pelo Reino de Deus e de renunciar a si mesmo, vem sofrendo constantes e impiedosos ataques (Mt 24:12; 2 Tm 3:1-5; 4:3). A Bíblia afirma que, nos dias que antecedem a manifestação do anticristo, ocorrerá uma grande onda de apostasias (2Ts 2:3-4). É hora de redobrar a vigilância.

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. 2Timóteo 3:1-2.

APOSTASIA

1. Significado de apostasia: Apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle. Sendo assim, a apostasia individual é possível somente para quem já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo (Lc 8:13; Hb 6:4-5) - não é simples negação das doutrinas do Novo Testamento pelos inconversos dentro da Igreja visível. A apostasia pode envolver dois aspectos distintos, embora relacionados entre si: (a) a apostasia teológica, isto é, a rejeição de todos os ensinos originais de Cristo e dos apóstolos ou alguns deles (1 Tm 4:1; 2 Tm 4.3); e (b) a apostasia moral, ou seja, aquele que era crente deixa de permanecer em Cristo e volta a ser escravo do pecado e da imoralidade (Is 29:13; Mt 23:25-28; Rm 6:15-23; 8:6-13).

2. Advertência bíblica: A Bíblia adverte fortemente quanto à possibilidade da apostasia, visando tanto nos alertar do perigo fatal de abandonar nossa união com Cristo, como para nos motivar a perseverar na fé e na obediência." (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1995, p.1903Lições Bíblicas CPAD - Jovens e Adultos - Lição 1 2º Trimestre de 2007). 

TUDO NOS MOSTRA

Em nada Jesus nos deixa viver às cegas, desorientados. Não, de jeito nenhum! Ele é a Luz do mundo. Como servos do Senhor, temos Luz. Não vivemos mais na escuridão, tateando aqui e ali em busca do que Jesus já nos deu de graça no Calvário. 
Nesses tempos trabalhosos, precisamos orar e vigiar com mais seriedade, para que não sejamos tragados pela onda de apostasia e insensibilidade espiritual. Somente com um profundo quebrantamento espiritual, e uma vida sempre renovada no Espírito (2 Co 4:16), poderemos estar em condições de aguardar a vinda de Jesus de modo santo e de conformidade com a sua Palavra.
 
CONCLUSÃO

Nossa redenção não veio e nem vem de baixo, da terra, de promessas evasivas. Jesus mesmo disse em Lucas 21:28: “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima.” Nossa redenção vem do céu, vem de Deus, vem por Jesus. Na verdade, nossa redenção já veio, através da graça que foi manifestada a todos, através do Filho do Homem, lá no Gólgota (Tito 2:11). Todos os que tiveram suas almas lavadas no sangue do Cordeiro já estão redimidos! Aleluia!

_____________________________

 
Em 26/08/2015
Jorge Albertacci
Pastor Emérito
da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro


 
Voltar para o conteúdo