Um Caminho Novo - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Um Caminho Novo

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos II
_____________


Um Caminho Novo

(Hebreus 10:19-23; Isaías 35:8)

_____________
 

TEXTOS BÍBLICOS


“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de DEUS, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu”  -  "E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão."

 
COMENTÁRIO

 
O lugar, Santo dos Santos, no Templo, não podia ser visto devido a presença de uma cortina (Hb 10:20). Somente o Sumo Sacerdote é que podia entrar neste recinto sagrado, e o fazia apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação, quando oferecia o sacrifício pelos pecados da nação.
 
O SACERDOTE REAL

 
(Hb 10:21). O rasgar da carne de Jesus como oferta pelo pecado não era o fim, porque Ele ressuscitou e ascendeu à destra do Pai, onde vive para sempre a interceder por todos nós, junto ao Pai (Hb 7:25). Temos um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Este Sacerdote, não somente provê o Novo e Vivo Caminho, mas também, está próximo para nos acompanhar para dentro e ficar conosco como nossa Garantia. O Caminho é Vivo, porque o Criador do Caminho e Guia do Caminho está vivo. O autor já apresentou em Hb 4:14—7:28 o sacerdócio de Cristo e sua relação com a nossa redenção. As grandes verdades da fé cristã requerem ação. Ele se refere a elas como a base do privilégio e obrigação do verdadeiro adorador.
 
A morte de JESUS CRISTO no Gólgota, removeu a cortina, e assim, todos os crentes podem entrar na presença de DEUS a qualquer momento e em qualquer lugar. Temos privilégios significativos associados à nossa nova vida em CRISTO:
 
1) – Temos acesso pessoal a DEUS através de CRISTO, e podemos nos aproximar dele sem a necessidade de um sistema complicado;
 
2) – Podemos crescer na fé, superar as dúvidas e perguntas, e aprofundar o nosso relacionamento com DEUS;
 
3) – Podemos desfrutar do encorajamento mutuo com outros irmãos;
 
4) – Podemos adorar a DEUS juntos, mas, sem necessidade de abandonar a nossa Congregação. (Hb 10:25).

 
O CAMINHO REVELADO EM ISAÍAS
 
Em Isaías 35:8 a Bíblia nos revela a Estrada para a Santidade. Este é o versículo-chave desse capítulo. E ali haverá um alto caminho. Traduzido livremente do grego da Septuaginta, encontramos: “Haverá um caminho limpo e será chamado de caminho santo, e nele não passará coisa alguma impura, nem haverá um caminho impuro. Mas os dispersos deverão caminhar nele, e eles não serão enganados de forma alguma [isto indica que eles não serão induzidos ao erro]”. 

 
UM CAMINHO PURO APARECERÁ

 
O termo hebraico para caminho é maslul, indicando um caminho aterrado e uma estrada pública, que foi erguida e nivelada. Mas o grego do Antigo Testamento traz “um caminho puro” Referências a esse caminho aparecem em Isaías 11:6; 19:23; 40:3; 43:19; 49:11. Aqui há uma suposta prova da unidade da autoria do livro.

Um caminho: (no hb. são usadas duas palavras diferentes para “caminho” neste versículo; aqui, derek, uma vereda na qual caminhamos) toma o conceito enfático, com referência especial ao nosso caminhar e conduzir. Seu nome é O Caminho Santo (evderek hakadosh), porque é destinado somente para os membros da Igreja santificada de Deus marchando em direção à cidade de Celestial – a cidade de Deus — uma verdadeira via sacra (Ap 21:27). O imundo (contaminado) foi traduzido por Delitzsch: “nenhum homem impuro”. Os caminhantes podem representar os peregrinos viajantes.
 
Os loucos não errarão dificilmente quer dizer: “Mesmo pessoas simples não podem errar o caminho.” O hebraico parece indicar que nenhum pagão ímpio viajaria nessa estrada. Assim, Phillips traduz: “Nenhum embusteiro para desencaminhar”. Versão Berkeley diz: “Insensatos não perambularão nele”.

Desse caminho santo Naegelsbach escreveu: “O Senhor o construiu e o destinou para levar à sua casa. É um caminho de peregrinos. Assim, nada impuro, nem pessoas ou coisas impuras podem andar nele.  Essa é a estrada de Deus. Por esta razão, ela foi destinada para os redimidos e puros, não para os profanos, os contaminados ou os hipócritas. Ele também não foi construído para aqueles que vivem para o mundo e amam prazeres egoístas mais do que esse caminho que leva ao céu. Isaías apresenta aqui a verdadeira qualidade moral do povo de Deus.  Não é um mero caminho para o retorno dos exilados, mas uma estrada por onde os peregrinos de todas as nações viajarão para a montanha da casa do Senhor (2:1).
 
Isaías deixa três coisas muito claras: – 1) Este caminho é uma planície inconfundível; – 2) ele é perfeitamente seguro; e – 3) nos leva a um destino seguro.
 
“O Caminho Mais Elevado de Santidade” é o tema desse capítulo. Os peregrinos sobem nesse caminho por meio da “barreira de pedágio” chamada dedicação.
 
1) – Eles seguem pelo caminho com um senso seguro de direção, versículo 8c. – 2) Eles têm certeza da proteção contra a contaminação pelos impuros, versículo 8b, e de animas selvagens, versículo 9. – 3) Os viajantes nesse caminho santo são compelidos por uma convicção de missão, versículos 1,5-7. – 4) Eles alcançarão seu destino de forma triunfante, versículo 10 (G. B. Williamson).

 
CONCLUSÃO

 
Mesmo diante de todo esse cuidado da parte de Deus para com os Seus filhos – muitos trilham por veredas escusas. É interessante notar que em Mateus 11:28-30, Jesus aparece convidando a todos para ir a Ele. Em Marcos 16:15-18 e Lucas 10, Ele aparece enviando todos para o trabalho. Ainda em Lucas 24:49, Ele aparece recomendando para que todos ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos do Seu poder – mas, um contrassenso aparece em Apocalipse 3:20, quando Ele aparece apelando:  “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.”  Os crentes têm uma facilidade enorme para esquecer de Deus. Passa a só lembrarem dele nas horas de grandes apertos.  Entremos, meus amados, pelo Caminho dos Santos. Entremos pela porta que nos abriu, reconciliando-nos com Deus.
 
Que o Santo Amor de Deus Pai, a Graça Salvadora de Cristo Jesus e a sublime e doce Comunhão do Espírito Santos, encontre guarida em nossos corações! Amém!


_____________



NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

Comentário Bíblico Beacon - Vol. 4 - Pags. 111/112 - CPAD
 
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Catedral das Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – Rio de Janeiro

 
Voltar para o conteúdo