Visão de si Mesmo - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Visão de si Mesmo

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos
A VISÃO INTROSPECTIVA QUE TEVE O PROFETA ISAíAS
Isaías 6:5

      Deslumbrado diante de tanta glória; vendo os umbrais das portas do templo se moverem com a voz do que clamava, o séquito do Senhor enchia o templo, percebendo o fumo da glória de Deus a encher toda a casa. Isaias clama: - Ai de mim que vou perecendo, porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!

O PROFETA VIU A SI MESMO

      Ele teve uma visão introspectiva e viu a impureza dos seus próprios lábios, ao ouvir os mais puros louvores entoados pelos serafins. Ele pôde compreender sua indignidade; sua fraqueza, ao ver a glória de Deus encher o templo.

O EFEITO DA PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DO HOMEM

A santa presença de Deus produziu em Isaias o mesmo efeito que produzira em outros homens e mulheres de Deus em ocasiões diferentes. Por Exemplo:

GIDEÃO – temeu a morte ao ver o anjo do Senhor - (Jz 6:22-23).

MANOÁ - e sua mulher disseram: certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus - (Jz 13:22).

JÓ – ao ver o Senhor disse: Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza - (Jó 42:5-6).

SIMÃO PEDRO – Diante de Jesus disse: Senhor ausenta-te de mim, que sou homem pecador - (Lc 5:8).

JOÃO O APÓSTOLO – Quando viu o Senhor, na visão de Patmos, caiu como morto - (Ap 1:17).

PAULO – não foi diferente com  este que quando perseguia o povo de Deus foi subtangente cercado por um resplendor de luz do céu, e caindo por terra ouviu a voz do Senhor: Saulo, Saulo porque me persegues. E ele disse: Quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus a quem tu persegues. Com isto ficou três dias cego, mas teve uma visão de si mesmo - (At 9:1-18).

ISAÍAS - Voltando ao caso do Profeta Isaias, um dos Serafins voou até a ele, trazendo na sua mão uma brasa viva, tirada do atar do holocausto com uma tenaz. Tratava-se de uma brasa santa: pois o altar havia sido aceso, pela primeira vez, pelo próprio Deus, e desde então era mantido constantemente ardendo - (Lv 6:13).

O Serafim tocou com a brasa os lábios do Profeta, purificando-os, para que assim pudesse anunciar a mensagem de Deus aos homens. Para que assim pudesse profetizar.

        Até então, Isaias usava com muita frequência a interjeição “ai” mas, referindo-se à vida dos outros, como por exemplo: Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniquidade da semente de malignos, dos filhos corruptores! “Deixaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás” - (Is 1:4)“A aparência do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque se fazem mal a si mesmos”

- Ai do ímpio! Mal lhe irá, porque a recompensa das suas mãos se lhe dará - Is 3:9;
Ai dos que ajuntam casa a casa - Is 3:11;
Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice - Is 5:8;
Ai dos que ao mal chamam de bem e ao bem, mal - Is 5:11;
Ai dos sábios a seus próprios olhos - Is 5:21;
Ai dos que são poderosos para beber vinho - Is 5:22.

       Na Nova Aliança, muitos cristãos às vezes se preocupam tanto com a vida dos outros. Quando deveriam orar, para ter uma visão introspectiva, e assim sentir a glória de Deus se manifestar em suas vidas e consequentemente nas dos outros.

       Tais cristãos precisam urgentemente da visão do Senhor na sua glória, afim de que tenham também a visão de si mesmos como realmente são, e assim possam clamar como Isaias, clamou: Ai de mim que vou perecendo.

        Somente assim o cristão estará pronto para responder a pergunta do Senhor: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?

Dizendo: Senhor: eis-me aqui, envia-me a mim.
 
Pastor Jorge Albertcci – Volta Redonda – Rio de Janeiro
 
Voltar para o conteúdo