A Promessa do Pentecostes - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Promessa do Pentecostes

LITURGIA > Pentecostes Ontem e Hoje
______________


PENTECOSTAL

A PROMESSA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Atos 2:37-43

37 - Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

40 - E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.



PREÂMBULO

“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2:39).  A promessa do batismo no Espírito Santo não se restringe aos dias apostólicos, mas todo crente tem o direito e a oportunidade de buscá-la ainda hoje.

     INTRODUÇÃO

A festa de Pentecostes era uma santa celebração em que os servos ofereciam ao Senhor uma oferta voluntária proporcional às bênçãos recebidas do Eterno Pai Celestial (Dt 16:10). Mas, no contexto profético, é uma referência à efusão do Espírito sobre toda a carne (Jl 2:28; At 2:1-13). Aos Ministros do Senhor: Ministre esta experiência com graça e poder, confiando na unção de Deus sobre a tua vida, bem como nas vidas dos seus discípulos (At 1:8). Deus o abençoe! O batismo no Espírito Santo não é algo para complementar as maravilhas advindas da graça, porque a graça veio por Jesus, e consequentemente, além de completa, é abrangente, não somente a um povo, uma nação, uma língua, língua ou mais, mas, ao humanidade toda. O batismo é o revestimento gracioso de poder e autoridade que Jesus concede aos seus filhos para realizarem à sua obra no mundo. O batismo no Espírito Santo é outra bendita promessa que acompanha aqueles que já são de Cristo. Não se trata de nada iniciático como afirmam os cessacionistas, mas,  uma promessa atual; para os nossos dias; não ficou restrita ao passado. A promessa diz respeito a todos quantos já desfrutam a salvação, mediante a conversão neles operada pelo Espírito Santo. É uma dádiva do alto (At 2:38) que traz abundância de alegria, conforto e poder divino para o crente testemunhar das grandes maravilhas de Deus em favor do homem. Buscar a realização dessa promessa celestial é uma necessidade imperativa àqueles que, embora salvos, ainda não a alcançaram.

  A PROMESSA NO ANTIGO TESTAMENTO

O apóstolo Pedro, no dia de Pentecostes, reportou-se ao profeta Joel para anunciar que a maravilhosa experiência era o cumprimento do que fora predito no Antigo Testamento (At 2:17-21; Jl 2:28-32). Isaías também fez menção ao mesmo derramamento e mostrou, mediante o emprego de algumas metáforas, o resultado que ele produziria (Is 32:15; 44:3).

Embora a obra do Espírito Santo seja perceptível nos tempos antigos em várias atividades descritas nas Escrituras (Gn 1:2; Ne 9:20; 2 Sm 23:2), não houve na história de Israel nenhum derramamento geral como o previsto pelos profetas para os últimos dias. O Espírito Santo vinha apenas sobre umas poucas pessoas enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou a profecia.”

Embora, muitos tenham sido cheios do Santo Espírito na Velha Aliança, nenhum outro povo teve o privilégio de receber o batismo no Espírito Santo. Esta foi uma promessa para a era da Igreja, também conhecida como a dispensação do Espírito Santo e dispensação da graça! Aleluia! Promessa esta que cumpre-se por toda parte, segundo a promessa bíblica, esse derramamento que os crentes do Antigo Testamento não puderam experimentar com a mesma intensidade (At 1:8). Jesus prometeu para a Igreja! Com isto, somos, de fato, privilegiados em relação a eles (Hb 11:39-40), ao mesmo tempo em que pesa sobre nós a grande responsabilidade de compreender e aceitar o significado da promessa para os nossos dias.

A PROMESSA EM O NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento, a promessa do batismo no Espírito Santo foi reiterada na mensagem de João Batista (Mt 3:11; Jo 1:33), e reafirmada pelo Senhor Jesus, quando prometeu enviar o Consolador (Jo 14:25-26; Lc 24:49; At 1:5), e quando, após a ressurreição, orientou seus discípulos a permanecerem em Jerusalém até que a promessa se realizasse.

A PROMESSA NO DIA DE PENTECOSTES

O advento da promessa Pentecostal ocorreu por ocasião de uma das três grandes festas judaicas, a do Pentecostes (Lv 23:15-25), que ocorria cinquenta dias após a Páscoa e na qual as primícias da colheita eram apresentadas ao Senhor. Deus usou o evento da festa sagrada de Pentecostes para deixar claro qual seria a missão da Igreja - a grande colheita de almas - e que papel o Espírito Santo desempenharia ao guiá-la pelos caminhos da história humana (At 2:1).

Assim, logo na primeira manifestação visível da Igreja, (Tt 2:14), cada crente que perseverou fielmente no cenáculo, foi cheio do Espírito Santo, começou a falar em outras línguas e a proclamar as Boas Novas em linguagem sobrenatural, mas, compreensível aos que estavam em Jerusalém para a celebração festiva (Dt 16:16; At 2:4-8). Ali cumpriu-se a promessa de Deus. Glória a Deus! Por tão grande privilégio! Aleluia!

PODER PARA VENCER O MUNDO

O batismo no Espírito Santo cumpre alguns propósitos na vida do crente. Muitos o confundem como algo mágico, manipulado, um objeto sobrenatural para produzir fenômenos que glorifiquem o homem ou lhe traga algum tipo de vantagem, como pensava o mágico Simão, duramente repreendido pelos apóstolos Pedro e João (At 8:9-24). No entanto, Deus não dá dons aos homens para produzir espetáculos, para glorificação humana, mas com finalidades bem específicas na sua obra.

O batismo no Espírito Santo, com a evidência inicial do falar em línguas (At 2:1-6; At 10:44-48; At 19:1-6), é um revestimento de poder celestial que capacita o crente a testemunhar eficazmente de Jesus e também vencer o mundo dentro de si mesmo e externamente (Jo 14:17). Enquanto a promessa da salvação lhe provê as vestes do perdão dos pecados e da própria salvação (Is 61:10), a promessa do batismo no Espírito Santo lhe reveste de autoridade para vencer os poderes tenebrosos que combatem contra a alma (1 Pe 2:11b).

PODER PARA VENCER O DIABO

Aqui entra outro aspecto fundamental da promessa do batismo no Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreveu aos Efésios afirmando que a nossa luta não é contra a carne e o sangue (Ef 6.10-18). Essa batalha se trava no mundo espiritual, onde as forças demoníacas atuam para destruir a nossa fé. É uma guerra incessante na qual o interesse do Inimigo é o futuro de nossas almas e onde ele emprega os seus agentes mais poderosos para distanciá-las de Deus.

Assim, esse revestimento vindo do céu permite ao crente combater contra as forças espirituais da maldade no poder do Senhor (Lc 9:1; 10:19; At 4:7-10), tal qual fizeram os apóstolos nas primeiras horas da Igreja, e não em sua própria força (Zc 4:6). O crente cheio do Espírito Santo faz bom uso das armas de Deus para resistir aos ataques malignos e triunfar contra todas as ciladas do Diabo.

PODER PARA PROCLAMAR A FÉ

O propósito principal da promessa do batismo no Espírito Santo é conceder ao crente poder para testemunhar a sua fé em Cristo. O Senhor Jesus estabeleceu, em suas últimas instruções aos discípulos, uma correlação direta entre o recebimento de poder e o cumprimento da missão de proclamar o evangelho a todos os povos (At 1:8). Essa conexão determina a finalidade do recebimento da promessa. É tanto que no dia de Pentecostes quase três mil almas aceitaram a Cristo (At 2:41).

Está implícito aqui que a proclamação das Boas Novas encontraria toda sorte de oposição, inclusive com o sacrifício da própria vida, como revela o livro de Atos e a própria história da Igreja. Portanto, não seria uma tarefa meramente intelectual, para ser realizada com argumentos humanos. Ela demandaria um poder sobrenatural que só é obtido mediante o enchimento renovador do Espírito Santo (At 4:8, 31; Ef 5:18). O batismo no Espírito Santo concede ao crente ousadia para proclamar a fé cristã, e poder para vencer o mundo e o Diabo.

PARA QUEM É A PROMESSA

A promessa é para os que creem. Quando pregava em Jerusalém, no dia em que se cumpriu a promessa do Pentecostes, o apóstolo Pedro esclareceu que ela (a promessa) não ficaria restrita aos tempos apostólicos, como ensinam os cessacionistas, que descreem no batismo com o Espírito Santo para hoje. Observe que Pedro (At 2:39) refere-se aos de sua geração (“a vós”), às gerações seguintes (“a vossos filhos”), até onde chegasse o evangelho (“os que estão longe”) e àqueles que ao longo da história seriam chamados à salvação (“a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”).  É, portanto, uma promessa que ultrapassa as fronteiras denominacionais da igreja e alcança os confins da terra, como vem acontecendo nos dias contemporâneos desde quando, na Rua Azuza, em 1906, o fogo santo reacendeu-se e espalhou as suas brasas ao redor do mundo.

A promessa é para os que a buscam. O segundo passo é ter a consciência da necessidade da promessa do Pai e buscá-la de todo o coração (At 1:4). Muitos não a recebem porque não a valorizam ou porque não são despertados e seus olhos abertos pela pregação bíblica expositiva (como a de Atos 2:14-39) sobre a atualidade do batismo no Espírito Santo. Buscar é um princípio bíblico do qual o crente não pode abrir mão, pois quem busca tem acesso aos tesouros da graça para uma vida de vitória em Cristo Jesus, inclusive o batismo no Espírito Santo (Lc 11.9-13). A promessa do batismo no Espírito Santo, anunciada por Joel e confirmada no Dia de Pentecostes é para os que creem e buscam.

CONCLUSÃO

Comprova-se, portanto, que a promessa do batismo no Espírito Santo não cessou com a era apostólica. Suas evidências aparecem no decorrer da história da Igreja, inclusive com registros fidedignos, chegando ao apogeu no século XX, em que o Espírito Santo, tal qual o vento e o fogo, como registra a Bíblia (At 2.2,3), varreu o mundo, renovou velhas estruturas e encheu os crentes de poder do céu para testemunhar. Você pode, mesmo agora, enquanto estuda esta lição bíblica, ser batizado no Espírito Santo.

SUBSIDIO

A PROMESSA DO ESPÍRITO NO ANTIGO TESTAMENTO

O Antigo Testamento é um prelúdio indispensável à discussão sobre o batismo no Espírito Santo. Os eventos acontecidos no dia de Pentencostes (At 2) foram o clímax das promessas de Deus. Duas passagens são especialmente importantes: Ez 36:25-27 e Jl 2:28-29. A passagem de Ezequiel fala sobre a água pura sendo espalhada e a purificação de todas as imundícias espirituais. Ela continua, dizendo que o Senhor removerá os corações de pedra de seu povo e dar-lhe-á ‘um coração novo’ e ‘um coração de carne’, além de colocar dentro dele ‘um espírito novo’. A concessão do Espírito Santo é o meio pelo qual essa mudança acontecerá: ‘porei dentro de vós o meu espírito’. Como resultado, o Senhor diz: ‘e farei que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os observeis’ (v.27). A promessa é claramente relacionada ao conceito de regeneração do Novo Testamento. Paulo fala sobre ‘a lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo’ (Tt 3.5), ecoando a declaração de Jesus sobre a necessidade de ‘nascer da água e do Espírito’ (Jo 3.5). A transformação que acontece no novo nascimento resulta num estilo de vida transformado, tornando possível pela concessão do Espírito Santo”. (PALMA, A. D. O batismo no Espírito Santo e com fogo. RJ: CPAD, 2002, p.14,15). Bíblia (ARC) SBB/1995. Bíblia de Estudo Pentecostal – LB EBD/CPAD. Site: www.estudantesdabiblia.com.br.

Logo depois que Jesus foi batizado nas águas, Ele orou e o céu se abriu (Lc 3:21). O céu fechado ou cerrado desde o Antigo Testamento é sinônimo de retenção e parcimônia (Dt 28:23; 1 Rs 8:35; 2 Cr 7:13). Mas o céu aberto indica a concessão de bênçãos e manifestações espirituais (Jo 1:51). O céu se abriu e o Espírito desceu sobre Jesus (Lc 3:22). O céu se abriu e o mártir Estevão viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus" (At 7:55-56). O “céu se abriu” e, no cenáculo, todos foram batizados no Espírito Santo (At 2). O “lugar” é movido através das orações dos santos! O céu é aberto por meio das orações dos filhos de Deus. Ore! Interceda! Persevere em oração e o céu se abrirá sobre a tua vida e ministério.
______________


Jorge Albertacci
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro



 
Voltar para o conteúdo