Que Tipo de Líder Você Tem Sido Para a Igreja? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Que Tipo de Líder Você Tem Sido Para a Igreja?

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro II
____________


O QUE CONFIRMA A AUTENTICIDADE DO LÍDER DA IGREJA


Êxodo 34:30 


INTRODUÇÃO


Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a ele.  “A liderança de Moisés foi confirmada pela luz da glória de Deus refletida no seu rosto. Em temerem achegar-se a ele, não significa que estavam com medo, mas o respeito imposto pela manifestação da glória de Deus em seu rosto.” A manifestação da glória de Deus na vida da pessoa a torna mansa, amorosa, dedicada às outras pessoas, temorosa a Deus. Bondosa, humilde e respeitável. “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que a muito ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente”  Dn 12:3.


O LÍDER EM RELAÇÃO AOS SEUS LIDERADOS


O líder para adquirir respeito dos seus liderados, não precisa de imposições. Não precisa mostrar quê quem manda é ele, não precisa fazer realçar sua autoridade como superior a eles. O líder deve entender que respeito não se impõe, mas, se adquire. O respeito quando é adquirido sem imposição, é duradouro, mas, quando o líder é um impostor, o respeito que ele recebe dos seus liderados é falso - não chega ser respeito, mas, precaução para evitar atrito com o chefe. Ojeriza é a palavra que melhor define o sentimento dos liderados pelo seu líder odiento. O líder que lidera segundo a orientação emanada da Bíblia Sagrada não tem dificuldade para formar equipe para o trabalho. De cinquenta homens Jesus formou vinte e cinco equipes de dois e no caso da evangelização, uma equipe de dois, produz quase que o mesmo que uma de cinquenta. O líder para merecer respeito, deve procurar não se destacar como tal entre seus liderados, mas, ser amigo de todos e ter a perspicácia para discernir o comportamento de cada um. Procurar manter uma vida consagrada perante o Senhor e confiar tarefas importantes aos seus liderados e nunca corrigir algum deles públicamente, e quando houver necessidade de correção, que esta seja feita em forma de orientação. É de suma importância não fazer menção do nome de nenhum outro e nunca tomar o exemplo mau ou bom de outro para aplicar no que está sofrendo a correção.

DA MORDOMIA À HONRA
 
O ministro chamado por Deus para apascentar o rebanho que custou o preço do sangue do Senhor Jesus Cristo vertido na cruz do Calvário pela humanidade toda, torna-se um mordomo, a partir do momento em que entra para o trabalho. Quiçá, estes homens reconhecem não somente o privilégio, mas, a honra, e de quem mereceu tais honrarias!  Honra de lutar contra as hostes infernais, em defesa dos santos do Senhor. Honra pelas inspirações do Espírito Santo que passa ser o seu fiel companheiro, orientador, e consolador, inclusive, sendo morada Sua: “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles” (Ex 25.8).  Assim definiu o Rev. Hernandes Dia Lopes, este privilégio dos filhos de Deus: “O Deus transcendente, que nem o céu dos céus pode contê-lo, decidiu vir morar com o seu povo. Moisés é ordenado a fazer um tabernáculo e nesse tabernáculo a presença manifesta de Deus seria notória no meio do povo. Mais tarde, o tabernáculo móvel foi substituído pelo templo de Jerusalém e, mais uma vez, a presença de Deus encheu aquela casa. Na plenitude dos tempos, o próprio Filho de Deus desceu e se encarnou. Habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. O Filho de Deus viveu entre nós, morreu por nós, ressuscitou para a nossa justificação e retornou ao céu vitoriosamente. Então, enviou o Espírito Santo, o outro Consolador, para estar para sempre conosco, habitando em nós. Nosso corpo, frágil vaso de barro, é o santo dos santos, onde o Espírito Santo habita. Somos o morada de Deus!” – Que o Espírito Santo de Deus capacite a cada um dos que foram chamados para o santo ministério, e que se mantém firmes, como bom soldado, e nunca se enveredando pelas sendas de Judas Iscariotes. João 6:70-71.


RESPEITO MÚTUO


Os liderados por sua vez, também merecem respeito: a) como homem; b) como cidadão; c) como obreiro do Senhor; d) como companheiro no ministério; e) como membro do Corpo do Senhor; f) como ajudador; g) como cidadão do céu; h) como aquele que Deus confiou sob a mordomia do líder. Quando não há respeito mútuo, a desordem é inevitável na Igreja e o líder desqualificado para o exercício ministerial. Quando chega a este ponto, Deus pode agir com Sua sábia forma incisiva.


ORIENTAÇÕES PRÁTICAS


Quando estudamos, dispensando toda nossa atenção às Epístolas  1 e 2 Timóteo, e Tito. Aprendemos que estas cartas, em geral, são consideradas um conjunto, como uma enciclopédia para líderes, já que foram dirigidas a dois jovens pastores que cuidavam do rebanho do Senhor juntamente com Paulo. O conteúdo delas está repleto de conselhos úteis sobre a estrutura da vida na Igreja. Estes conselhos fazem destas cartas verdadeiros manuais eclesiásticos para a liderança das Igrejas de hoje. Estas epístolas formam um conjunto literário, devocional e doutrinário, em que se observam o mesmo vocabulário, o mesmo estilo e os mesmos propósitos para qual foram escritas. A estrutura foi elaborada com o intuito de alcançar seus destinatários com solenes ensinos e advertências da parte de Deus.


UMA LIÇÃO PARA OS PASTORES DE HOJE

1 Timóteo 1:1-2; Tito 1:1-4
 

O centro do ensino de Paulo a Timóteo concentra-se no modo de vida que é apropriado dentro da Igreja. As suas lições falam de oração (2:1-8),  da escolha de ‘bispos’ (3:1-7) e ‘diáconos’ (3:8-13) e concluem com uma liturgia de louvor (3:14-16). Estas lições têm o objetivo de ajudar Timóteo a saber ‘como convém andar na Igreja do Deus vivo. A seguir, Paulo passa a falar do próprio Timóteo. É aparente que, embora Paulo amasse muito Timóteo, e o enviasse em importantes missões. Timóteo, por natureza, era tímido e hesitante. Por isto as palavras de Paulo parecem, às vezes, ir além do incentivo e da exortação. Paulo lembra Timóteo de que ele pode esperar falsos ensinos infectando as Igrejas, e que o seu dever é ‘propor’ a verdade aos irmãos (4:1-10). Mas Timóteo deve fazer ainda mais. Ele deve ‘mandar e ensinar’ a verdade, e não permitir que alguém ‘despreze’ sua ‘mocidade’. E as exortações prosseguem: Timóteo deve ‘meditar nestas coisas’, ‘ocupar-se nelas’ e ‘perseverar nelas’ (4:10-16)” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2007, p. 467).


MENSAGEM PARA A LIDERANÇA

 
1. Administração eclesiástica. Em 1 Timóteo 3.1-12 e em Tito 1.5-9, vemos um conjunto de qualificações que aqueles que desejam liderar uma Igreja necessitam ter. Infelizmente, em muitas Igrejas, nem sempre estas recomendações são observadas. Porém, a liderança exige esforço. É necessário que o pastor tenha uma vida santa e irrepreensível. É preciso esforço e disciplina. Observe com atenção, algumas das qualificações necessárias ao líder: Irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos fiéis, não soberbo, não iracundo, não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a Palavra, capaz de admoestar com a sã doutrina, etc.

2. Ética ministerial. Na Segunda Epístola a Timóteo, Paulo diz que o ministro deve apresentar-se a Deus “aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar; que maneja bem a palavra da verdade” (2.15). A verdadeira liderança se estabelece pelo exemplo, pelo testemunho, muito mais do que pela eloquência, pela oratória ou pela retórica. Não são os diplomas de um pastor que o qualificam como líder cristão, mas seu exemplo, sua ética, diante de Deus e da igreja local. Paulo tinha condições de ensinar liderança e ética, pois sua vida era exemplo para a igreja e para os de fora (Fp 3.17; 1Co 11.1).  O líder cristão não é o que “manda”, mas o que serve. Não é o maior, e sim o menor (Mt 20.24-28).
 

PAULO AOS ROMANOS 12:3-10


Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.  Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,  assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;  se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;  ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.  O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.


CONCLUSÃO


A liderança é essencial à vida e missão da Igreja. Sem ela, a Igreja tropeça e cai num curso incerto em sua peregrinação rumo a um lugar melhor. Sem liderança, a Igreja não é capaz de cumprir seus propósitos de ministrar eficazmente aos de dentro e alcançar os de fora, nem pode render a Deus a glória que Ele merece.

O pastor é a pessoa chamada para prover a liderança final da Igreja, não importando o sistema administrativo dela. O sucesso da Igreja depende em grande parte de sua capacidade de liderança.

Liderança é bíblica. A ideia de alguém liderando outros está fundamentada nas Escrituras. Assumir papel de líder na Igreja de Deus e esperar que outros sigam seu exemplo não é egoísmo, autoritarismo, condescendência nem pecado. Temos certeza disso porque as Escrituras deitam as bases e os princípios da liderança cristã” (MACARTHUR, John. Ministério Pastoral:  Alcançando a excelência no ministério cristão. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2012, pp.294-5).
____________
 
Pr. Jorge Albertacci  - Missionária Alcenir Albertassi e Albertacci
Voltar para o conteúdo