Palavras de Jesus Sobre o Trabalho - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Palavras de Jesus Sobre o Trabalho

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro III
ASSIM DISSE JESUS SOBRE O TRABALHO

JOÃO 9:4

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
_____________________

Se para o Senhor Jesus Cristo havia essa necessidade extrema de se aplicar ao trabalho, considerando as limitações por Ele mesmo expressas no versículo acima - tendo em vista que, do lado Homem, além das perseguições, Ele sofreria o cruento sacrifício da crucificação. Consideremos nós, homens e mulheres vulneráveis a todos os tipos de empecilhos. Por quê, a noite que vem, quando ninguém mais pode trabalhar, não decorre simplesmente de uma escuridão que chega depois de um dia de sol causticante, mas, da própria senilidade (velhice) trazendo suas consequenciais, tais como: cansaço físico e mental, a hiper ou hipotensão arterial, a diabetes, as dores nas articulações (juntas), a insônia, ou o sono em excesso, o AVC e as afecções coronarianas. Enfim: o desajustamento do corpo, ou sua adequação pela chegada da velhice. Face ao exposto, é mister, que trabalhemos hoje, agora e não amanhã, depois, quando não se consegue fazer mais nada.

COMENTÁRIO

Quantos e quantas que esperam suas aposentadorias para mais livremente se aplicarem à Obra de Evangelização, não sabendo que mui dificilmente depois de aposentados conseguirão fazer alguma coisa? Alguns conseguem fazer alguma coisa, mas, de forma limitada. A verdadeira essência da vida não consiste em viver muito ou pouco, mas sim em viver cada momento com Deus e para Deus. Exercendo o dom que Ele, por graça confiou a cada servo e serva. Busquemos o auxílio divino na velhice, para sermos ativos e produtivos na Sua seara.

Quantos e quantas que ficam ouvindo um e outro, reclamando por um apoio do pastor da Igreja para trabalhar? Indolentes! Presunçosos, que além de não fazerem nada, ainda são verdadeiras pedras de tropeços para os que querem fazer alguma coisa.
Para isto, atentemo-nos para as recomendações de Tiago em sua Missiva 4:7-10: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 

Quantas são as pessoas, homens e mulheres que ao longo da caminhada cristã, hoje, já na terceira idade, sentem-se cansadas, desanimadas e sem autoestima? Isso não significa falta de espiritualidade ou ausência de comunhão com Deus, mas mostra que o envelhecimento é uma fase natural da vida que pode ser vivida de maneira saudável ou não. Nesse sentido, o objetivo deste texto é afirmar que a essência da vida consiste em viver cada momento com Deus e para Deus. Assim, podemos ter o olhar alterado sobre a velhice, vivendo-a de modo que glorifique a Deus e alegre o coração.

CONCLUSÃO

Nas Escrituras, a velhice é vista como fonte de bênçãos: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Sl 92.14). A velhice pode ser boa ou ruim — isso dependerá da forma como vivemos cada fase de nossa vida; temamos a Deus e sejamos sábios (Ec 12.1). Os últimos momentos da vida de Davi, já na velhice, foram conturbados, conforme descrito em 1 Reis, mas, pela sua peregrinação e comunhão com Deus, ele finda sua missão com uma grandiosa ação de graças ao Senhor, que o chamara desde a meninice.  NOTAS: LB CPAD 4º Trimestre de 2019 - 29 de Dezembro de 2019.

_____________________

Volta Redonda, RJ,
15/01/2017.
Pastor Jorge Albertacci
Missionária Alcenir Albertassi e Albertacci
Voltar para o conteúdo