A Bênção da Reconciliação - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Bênção da Reconciliação

ESBOÇOS > Esboços
_____________

Mt 5:20-26

A RECONCILIAÇÃO NECESSÁRIA A TODOS
 
Porque todos pecaram – Rm 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”
 
Para o homem reatar sua relação com Deus – 2 Co 5:18-20  E  tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus”
 
Por intermédio de Jesus Cristo – 1Tm 2:5 – “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”
 
Por causa do Juízo final – At 17:30-31 - “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam,  porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por  meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”
 
Mesmo sendo inimigos, Deus nos reconciliou com Ele em Cristo - Rm 5:10 – “Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”
 
OS PASSOS PARA A RECONCILIAÇÃO COM DEUS SÃO
 
1. Reconhecer os nossos pecados e submete-los humildemente ao Senhor – Pv 28:13-14 – O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal”
 
2. Estar disposto a confessa-lo – 1Jo 1-9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”
 
3. Se dedicar ao Senhorio de Cristo e ao serviço dos irmãos: -  “ter uma vida abnegada ao Senhor, procurar a se interessar por Jesus”
 
4. Abandonar os maus caminhos e intrigas – há muitos que andam pelos caminhos de Caim – 1Jo 3:15“Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna”
 
EXEMPLOS DE RECONCIIAÇÃO
 
Jacó e Esaú - Gn 33:3-5 “E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram. Depois, levantou os seus olhos, e viu as mulheres e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos  que Deus graciosamente tem dado a teu servo” Havia uma intriga tremenda entre eles - Gn 32:3-7.
 
O rei Manassés pediu perdão a Deus (foi rei aos 12 anos, e reinou 55) – 2Cr 33:11-13 – Pelo que o SENHOR trouxe sobre eles os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés entre os espinhais, e o amarraram com cadeias, e o levaram à Babilônia. E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR, seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais, e lhe fez oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e o tornou a trazer a Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o SENHOR é Deus”
 
O PERIGO DE NÃO SE RECONCILIAR
 
As ofertas do Culto não são aceitas Mt 5:23:24 -  “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”
 
Estar enquadrado no grupo dos ímpios - 2Tm 3:3 - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.
 
Não ser perdoado por Deus - Mt 6:14-15 – “Porque se perdoardes aos homens suas ofensas também vosso pai celestial vos perdoará, se porém não perdoardes aos homens as suas ofensas também vosso Pai não vos perdoará”  -  “E, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades” - Efésios 2:16 
 
_____________
 
CONCLUSÃO
 
A cruz de Cristo foi e ainda é o marco, a divisa e o ponto de partida para uma vida nova com Deus e com todos nossos semelhantes. A intriga que havia entre judeus e gentios teve seu ponto final com a morte de Jesus na Cruz. Até então, os judeus eram privilegiados perante a lei em detrimento dos gentios. Mas, vindo Jesus, aquele sistema de segregação foi abolido. Jesus promoveu o processo da reconciliação entre os dois povos, tornando os dois em um só povo, exclusivo para Ele. Se hoje somos libertos, tendo um caminho vivo e novo aberto para nós, foi porque Jesus nos reconciliou com Ele – Hb 10:18-19. Nossa aceitação e obediência ao Senhor, vem confirmar esta reconciliação mediante a fé. Por que antes, todos nós andávamos pelo caminho da impiedade, distanciado de Deus, e Jesus vendo isto teve compaixão de todos nós. Sua palavra em Mateus 9:35-38 revela esta compaixão: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.  E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor.  Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.  Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”
 
As pessoas já não tinham muito motivo para crer em  mais nada – primeiro por falta de conhecimento da misericórdia de Deus – segundo, porque a incredulidade tinha dominado a mente deles. Por este motivo, Ele nos amou, e com isto, nos reconciliou com Deus.
 
_____________
 

Jorge Albertacci
Assembleia de Deus do Retiro 
Volta Redonda 
Rio de Janeiro
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo