Jesus Cristo, Minha Fonte de Inspiração - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Jesus Cristo, Minha Fonte de Inspiração

LITURGIA > Pastorais
__________
 
Isaías 53:1-12 - Mateus 5:17-18
 
INTRODUÇÃO

Tudo quanto, ouço, vejo, leio, percebo, e aprendo sobre Jesus, me inspiro. Ele sempre foi minha fonte absoluta de inspiração. Minha principal motivação para viver alegre, material e espiritualmente provém Dele. Com Seu Santo Espírito, aprendi bem cedo que fora Dele não há vida abundante.
 
Quando penso Nele, nascendo naquela humilde manjedoura, sem sequer, ter um berço. Ao relento! Contudo, aprendo, que na verdade não havia outro lugar tão apropriado para que Maria desse à luz ao Filho de Deus e Salvador do mundo. Salvador de todos quantos o aceitarem como Senhor das suas vidas - Isto me inspira, isto me enleva, isto me comove, isto me aproxima mais e mais Dele. É nisto que sempre encontrei o lenitivo para minha alma! Mesmo não podendo  ter uma remota ideia de como foi aquela noite em Belém! Isto me inspira amor!

O CUIDADO DOS SEUS PAIS

Em atenção ao disposto no Livro de Levítico 12:3, os pais de Jesus o levaram ao Templo para ser circuncidado ao oitavo dia, após o seu nascimento (Lc 2:21). Após aquela cerimônia, Maria teve de ficar trinta e três dias em casa, até que se cumprisse o período de sua purificação (Lv 12:4). Quanto a esse período higiênico, vemos o cuidado de Deus, também, com a mãe, pois, ficando em casa em repouso, seu corpo melhor se recuperaria do desgaste natural, sofrido com o parto. Trinta e três dias após a circuncisão de Jesus, ele foi levado pelos pais ao Templo, para ser apresentado ao Senhor (Lc 2:22). Normalmente, os pais teriam que oferecer, naquela cerimônia, um cordeiro e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado (Lv 12:6-7). Sendo pobres, apresentaram apenas “um par de rolas e dois pombinhos” (Lc 2:24; Lv 12:8). Assim como os pais de Jesus fizeram, levando-o nos primeiros dias ao Templo, hoje, é importante que os pais levem seus filhos para os apresentarem na Casa do Senhor.  Um casal de servos de Deus, nunca esquece de levar os filhos recém-nascidos à Igreja, perante o ministro do Senhor, para serem apresentados a Deus! 

JESUS APLICANDO O QUE APRENDERA

Tendo sido criança, Jesus vivenciou a infância em seus diversos momentos, crescendo ao lado de seus pais, e recebendo a instrução devida na lei do Senhor. Já em seu ministério, Ele apresentou preciosas lições, tomando as crianças como exemplo a ser seguido pelos seus discípulos. As Escrituras registram episódios notáveis, em que o Mestre aproveitou a presença de crianças, para dar ensinos de grande significado espiritual e moral para os que o ouviam. Entre os sacerdotes legalistas e as crianças, que cantavam no templo, Jesus ficou ao lado dos pequeninos. Quando os discípulos quiseram ver-se livres da presença dos meninos, Jesus os repreendeu, colocando as crianças nos seus braços para as abençoar.

O SOFRIMENTO DE MARIA


Por entre os soldados de Herodes, determinados a  matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus contornos (Mateus 2:16), Maria e José, com o Filho de Deus nos braços, por ordem divina são obrigados a fugirem para o Egito, isto me encoraja! Isto me ensina que nunca devo agir pela força e nem por violência, mas, submeter todo o meu ser ao Santo Espírito do Senhor! Isto me molda à Sua vontade!

Quando vejo Jesus vencendo todos os Seus algoses, o glorifico! No momento determinado pelo Pai é chegado o momento de voltarem para Israel, pelo que nos revela a Palavra em Mateus 2:19-21: "Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel." Aleluia! Nele, seria fundada a Igreja do Deus Vivo e os portais infernais não prevaleceriam contra ela (Mateus 16:18) e é sob esta proteção que como membro desta que seria qualificada como a Noiva do Cordeiro que vivo a glorificá-lo! Nenhum inimigo de Deus prevalece sobre Seus filhos! Aleluia!

QUE SABEDORIA!
 
Quando esquecido por Seus familiares, entre os doutores, discutindo os mais relevantes assuntos, revelando, inclusive, uma sabedoria sobrenatural, isto aumenta a minha fé! Isto me motiva a primar por aprender mais e mais sobre Ele e Seu Reino Celestial! Entendendo o que aconteceu: Maria e José compareciam todos os anos em Jerusalém, para a festa da Páscoa, costume adotado por todos os judeus. A cidade ficava repleta de visitantes e peregrinos que vinham de todas as partes. Essa era a data em que se comemorava a saída dos hebreus do Egito. Jesus já tinha doze anos,  e acompanhou   os Seus pais para a cidade de Jerusalém. Terminado o evento festivo, Seus pais regressaram com seus vizinhos e parentes para Nazaré - descuidaram e Jesus ficou em Jerusalém! Maria e José voltaram à cidade e somente o encontraram quando já havia se passado três dias (Lucas 2:42-51). O perderam no Templo! Esqueceram Dele no Templo! Isto me alerta a vigiar dia e noite para que eu nunca venha esquecer Dele em lugar e momento nenhum!

SUA ADOLESCÊNCIA
 
Sobre sua adolescência, quando vejo muitos em suas cabeças levando-o para a Índia, outro para outros cantos, enquanto que outros se perdem na Sua história, isto me aproxima mais e mais Dele! Isto me incentiva a guardá-lo no coração, porque estando em mim, jamais o perderei!

SEU MINISTÉRIO
 
Quando tomo conhecimento de que Seu ministério iniciou, minha fé, é ainda mais aumentada, por ver as profecias a respeito Dele se cumprirem uma a uma, Nele! Isto me alegra!
 
Durante o exercício do Seu ministério terreno, sofrendo as piores das crueldades e mesmo assim, operando os mais importantes milagres: pregando, ensinado, salvando, batizando, libertando, e curando, Isto me delega mais autoridade!
 
Com sua entrada triunfal em Jerusalém, montando em uma jumentinha, fico maravilhado – Isto me ensina a ser humilde, até mesmo porque, nem essse animalzinho era propriedade Sua!

Vox Populi, Vox Populi 

No dia da grande festa, em que Pôncio Pilatos o deixou a critério do povo a escolha de um criminoso para ser solto e outro para ser crucificado em que eles contrariando o brocardo jurídico: “Vox Populi Vox Dei” elegeram Barrabás para ser solto e Jesus para ser crucificado, isto me concientiza   que realmente no mundo teremos aflição, e que a voz do povo não é a voz de Deus! Seria correto se fosse ao contrário: “Vox Populi, Vox Populi; Vox Dei, Vox Dei.” Este brocardo não tem nada a ver com a realidade. A Bíblia nos revela em 1João 5:19  que o mundo inteiro jaz no maligno. Logo, não há verdade nele.

OS MOMENTOS CRUCIAIS QUE ERAM MEUS
 
Dos episódios do Getsêmani, culminado no Calvário, sem apelar por seus direitos, sem apelar pela força, sem mostrar sua razão, sem reclamar que estava sendo injustiçado – Me inspiro Nele!
 
No episódio da ressurreição: Vejo o maior milagre que este mundo já viu! Fico com Ele para que naquele dia eu possa ressuscitar-me também!
 CONCLUSÃO

Em saber que ele vai voltar para nos levar para o Céu – Espero anelante! Em saber que gastei parte da minha vida em prol do seu reino: Sinto que nada fiz! Quando evangelizo alguém: Reavivo-me! Quando mediante a evangelização alguém O aceita como Salvador: Me sinto realizado! Somente em saber que estarei com Ele na eternidade: Descanso!
__________

Inspire-se em Jesus você também!
Jorge Albertacci 

Pr. Emérito da Assembleia de Deus

Volta Redonda - Rio de Janeiro
Voltar para o conteúdo