A essência da chamada - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A essência da chamada

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos
INTRODUÇÃO

Todas as palavras de Jesus sempre foram plenas de objetividades. Motivo pelo qual devemos acatá-las com o mais elevado apreço. Neste artigo trataremos especificamente da essência da chamada do divino Mestre, aos Seus discípulos. Podemos notar nitidamente que o Mestre fez as seguintes chamadas, com vistas, que esses homens, seriam Seus companheiros para o árduo ministério que ora se iniciava.

1. O TEOR DA CHAMADA:  “Vinde a mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mc 1:17). Três fatos importantes compõem o chamado de Cristo:

a – “Vinde a mim” -  Vir e/ou ir a Jesus é condição essencial para que alguém seja enviado a pregar o Evangelho de Cristo.
 
b – “Eu vos farei” - Nenhum homem, por si mesmo, pode elevar-se à categoria de ministro de Cristo, pois Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5); “O homem nada pode receber, sem que do céu lhe seja dado”

c – “Pescadores de homens” - Jesus nunca chamou Seus ministros simplesmente para proferirem belos discursos. Escolheu-os para participarem de seu plano de salvação. Pescadores de homens, significa ganhadores de almas para o reino de Deus.

2. JESUS CHAMOU-OS PARA O TRABALHO:  Não os escolheu para uma vida cômoda, cheia de regalias. Chamou pescadores, experientes no trabalho árduo, e de riscos constantes, que exigia coragem para enfrentar os perigos, e vigilância para evitar possíveis tragédias. Estas condições determinam o perfil de homem chamado por Cristo, nos dias atuais. Tem que ter disposição para trabalhar e libertar os escravos de Satanás, e vigiar, para não ser enlaçado nos seus ardis (1Pe 5:8).

3. A PRONTIDÃO DOS DISCÍPULOS: Sem pensar em honrarias e sem temer dificuldades, eles deixaram suas redes de pescar, e prontamente se dedicaram ao labor de pregar o Evangelho, que “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16).  Até mesmo porque, a Igreja não nasceu em berço de ouro. Ela nasceu quando ninguém tinha de que se orgulhar. O ministério não é motivo de orgulho e não serve para honrar comodistas, atraídos por interesses próprios, sua única finalidade é promover o Reino de Deus entre os pecadores. Neste caso, o “eu” desaparece, assim como o ponto de vista, a razão e o legalismo radical. Jesus não veio, senão aos perdidos, miseráveis e destituídos da graça de Deus. Ele veio às pessoas que se encontravam fora da sociedade e sem condições para reintegrar-se à mesma, assim como, a mulher samaritana, os publicanos, os leprosos, e etc. (Mt 9:13, 18:11; Mc 2:17; Lc 5:32; Lc 17:12, 19:10). A prontidão do obreiro, constitui-se unicamente em empenhar-se inteiramente à obra do Mestre, bem como, atentar para as necessidades que o pecador tem de Deus.
 
CHAMADA E HABILITAÇÃO
Conhecimento profundo das Sagradas Escrituras, aliado à poderosa unção do Espírito Santo, que completa a habilitação daquele que é chamado por Deus para o seu serviço. Somente o conhecimento da Palavra como uma matéria de um curriculo escolar, não tem nenhum valor, se não houver conversão a Cristo e a chamada divina.

1. A DIVINA CONDIÇÃO PARA O TRABALHO
O ganhador de almas, com a mente esclarecida pela Palavra de Deus, e a alma inflamada pelo zelo, santo amor, e o coração abrasado pelo Espírito Santo, tem condição de entender e expor com segurança a razão de sua fé e esperança, e a convicção do que prega (1 Pe 3:15).

2. HOMEM CAPAZ, PARA UMA OBRA EXCELENTE
“Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”  (1Tm 3:1) - É lógico: para uma excelente obra é necessário um homem capaz. Em adição a isto, aplicamos a pergunta de Paulo: “E para estas coisas quem é idôneo?” (2 Co 2:16).

3. A RESPONSABILIDADE DO GANHADOR DE ALMAS
Certa ocasião ouvi de um obreiro improdutivo esta desculpa: “Cada um tem seus diferentes dons” – querendo com isto se auto justificar pelo fato de não produzir nada para o Reino de Deus. Sua afirmativa até que foi correta, mas não para ser aplicada aos descuidados e indolentes, que agem como se não fossem responsáveis pelos seus insucessos. Se, de fato, recebemos do Senhor Jesus, e administramos diferentes dons espirituais, estes resultarão em notável êxito em nosso ministério. Busquemos com zelo os dons espirituais, para a edificação da Igreja (1Co 14:12). Os ministérios (Ef 4:11,12) também exercem suas funções na edificação do corpo de Cristo, e visam um fim proveitoso (1 Co 12:7).
 
CONCLUSÃO

A finalidade precípua do ministério ou dom que Deus concede a cada um de Seus servos, é tão simplesmente, para que Seu santo nome seja glorificado e almas sejam salvas. Só se configura legítimo avivamento no meio do povo de Deus, quando Ele é legitimamente honrado com salvação de almas.
 
Pr. Jorge Albertacci
Volta Redonda – Rio de janeiro
Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro
Voltar para o conteúdo